Mostra reúne obras criadas ao longo do ano, em oficinas gratuitas, e inspiradas no movimento Second Life, do Museu de Arte e Design de Nova York. Trabalho é voltado a pessoas com transtornos mentais e deficiências psicossociais

No próximo dia 14 de dezembro, o Instituto Inverso – Centro de Convivência em Saúde Mental, Arte e Cultura (CLN 408, Bloco B) receberá o encerramento das ações do Núcleo INVERSO, no Projeto ARTEAR, uma iniciativa que celebra os pilares do direito à infância, saúde mental, tradição e salvaguarda artística. O evento, com início previsto para as 15h, promete uma tarde repleta de arte, cultura e emoção, com uma programação diversificada, que conclui com a inauguração da exposição Segunda Chance.

A mostra, que ficará aberta ao público de dezembro a fevereiro, será montada no espaço da Inverso, e reúne obras criadas ao longo do ano por participantes da instituição, em um projeto inspirado no movimento Second Life, do Museu de Arte e Design de Nova York.

“A iniciativa, idealizada por mim e pela psicóloga e artista Vanda Meyer, dá uma nova utilidade a materiais que seriam descartados, como papelão, metais, espelhos e caixas. Esses itens ganham uma segunda vida, assim como as pessoas que frequentam a Inverso, muitas delas acometidas por transtornos psíquicos e frequentemente excluídas pela sociedade. Elas, tais como as obras, encontram novos caminhos de expressão e participação social”, explica Giovanna Momenté, diretora secretária-geral do Instituto Inverso.

O público poderá desfrutar de um coffee break durante a abertura da exposição, explorar uma feirinha de itens de pintura e artesanato, assistir a um curta-metragem sobre maquiagem artística, e prestigiar uma apresentação musical. Além disso, haverá momentos especiais de agradecimentos e falas sobre o impacto do projeto e a importância da inclusão na arte.

Desde agosto, o projeto ARTEAR, em parceria com a Associação Artística Mapati, ofereceu oficinas artísticas gratuitas em modalidades como artes visuais, fotografia, mosaico e produção literária. As atividades, que se encerraram em novembro, foram conduzidas por profissionais especializados com o apoio de acompanhantes terapêuticos, garantindo um ambiente inclusivo e acolhedor. Com foco em pessoas com transtornos mentais e deficiências psicossociais, as oficinas também foram abertas ao público geral, promovendo o diálogo sobre saúde mental e inclusão por meio da arte.

O evento é gratuito e aberto ao público, oferecendo uma oportunidade única de vivenciar o impacto transformador da arte na vida dos participantes e da comunidade.

Serviço
Encerramento das ações do Núcleo INVERSO – Projeto ARTEAR
14 de dezembro, às 15h30, no Instituto InveRso (SCLN 408, bloco B, sala 60, subsolo, Asa Norte).
Informações: (61) 3273-4175, WhatsApp (61) 98149-9592 ou e-mail inverso.ong@gmail.com