Produção retrata a infância perdida de jovens soldados que lutaram pela independência do país, trazendo seus relatos de coragem e resiliência
Nesta sexta-feira (08/11), às 19h30, o Teatro Mapati, em Brasília, exibirá o documentário “Valeu”, dirigido por Asdrúbal Rebelo e co-realizado por Marisol Kadiegi. Pela primeira vez apresentado no espaço, o filme aborda a infância perdida de pequenos soldados que, ainda crianças, participaram da luta pela libertação de Angola. A exibição, com entrada franca, faz parte das celebrações do mês da Consciência Negra no Brasil e do aniversário de Independência de Angola, proclamada em 11 de novembro de 1975.
“Valeu” explora a história dos jovens guerreiros que contribuíram para a independência do país africano. A produção de 55 minutos traz testemunhos de sobreviventes que, décadas após a luta, refletem, como adultos, sobre os sacrifícios e o impacto duradouro da guerra em suas vidas. O documentário também resgata memórias do período por meio de arquivos da Televisão Pública de Angola (TPA), incluindo cenas inéditas de “A Luta Continua”, filme angolano emblemático de 1976, também de Asdrúbal Rebelo.
Além do olhar de Asdrúbal Rebelo, “Valeu” conta com a narrativa única de Marisol Kadiegi. Jornalista e documentarista, Marisol tem sua própria história marcada pela guerra angolana. Durante a luta pela independência, ela se viu separada da família e exilada em Portugal e no Brasil. Hoje, ela dedica sua carreira a registrar e dar voz às vivências de seu povo, contribuindo para o legado da cinematografia angolana.
A produção não só relembra o passado, mas também investiga se esses protagonistas, na faixa dos 40 e 50 anos, conseguiram encontrar felicidade após décadas de trauma e luta. A narrativa percorre momentos cruciais da história de Angola, desde a luta armada e a proclamação da independência, passando pela guerra civil, até a conquista da paz e a reconstrução nacional.
Ao final da exibição, o público terá a oportunidade de participar de um debate com a co-realizadora Marisol Kadiegi, que compartilhará suas experiências e detalhes sobre o processo de produção do documentário.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo site Sympla.com (https://www.sympla.com.br/evento/cineclube-mapati-exibicao-do-documentario-valeu/2708402).
Documentário “Valeu”
Data: Sexta-feira, 8 de novembro de 2024
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural Mapati – SHCGN 707, Bloco K, Casa 05, Asa Norte, Brasília/DF
Classificação: Livre
Entrada: Franca
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/cineclube-mapati-exibicao-do-documentario-valeu/2708402