Nesta terça-feira (02/04) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.
Visando maior aproximação e inclusão, o Brasília Shopping conta com serviços e ações adequadas às necessidades neurodivergentes. A começar pelas vagas exclusivas, localizadas no estacionamento interno, para veículos que transportam pessoas autistas. Os locais são marcados com o símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista e busca o maior conforto das famílias no embarque e desembarque.
Música ambiente e barulhos externos incomodam grande parte dos autistas, que possuem hipersensibilidade auditiva, e podem provocar desconforto. Para evitar esse incômodo, o centro de compras disponibiliza abafadores de ruídos que podem ser solicitados no balcão de informações e usados por tempo ilimitado durante a visita.
“O nosso desejo é proporcionar experiências igualmente satisfatórias para todos os públicos. Mais do que promover, acreditamos que é necessário acolher não somente a criança, mas todo o seu núcleo familiar. Por isso, queremos oferecer facilidades que tornam a vivência no centro de compras o mais leve possível para os filhos e também para os pais”, reflete Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.
Uma Sinfonia Diferente
O projeto criado em 2015, por Ana Carolina Steinkopf, já impactou positivamente mais de 3 mil vidas autistas ao oferecer um ambiente inclusivo para o desenvolvimento de habilidades sociais, linguagem e comunicação. Reconhecido com o prêmio de Tecnologia Social da Fundação do Banco do Brasil, o programa destaca-se por sua abordagem inovadora e transformadora.
Com um universo de sons capazes de abrir novos horizontes, o Sinfonia Diferente promove musicoterapia para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. O repertório engloba melodias infantis e canções da MPB, que são cantadas com voz e violão, xilofone e instrumento de sopro oboé.
A parceria entre o Sinfonia e o Brasília Shopping vem de longa data. Em 2018 e 2019, foi realizada uma série de encontros com especialistas e cuidadores para promover práticas e acolher autistas e suas famílias. Nas reuniões mensais ou quinzenais, eram destacadas temáticas diferentes. Também, desde 2018, o centro de compras realiza o atendimento do Papai Noel com pessoas autistas em horários prioritários.
Em 2021, os laços foram estreitados. À época, o local onde ocorriam os atendimentos precisou ser fechado em razão da pandemia da Covid-19. Então, o espaço do teatro foi cedido para dar continuidade às atividades. E a colaboração segue firme até hoje: todas as terças-feiras, os integrantes do projeto ensaiam para suas apresentações no Teatro Brasília Shopping.
Na magia do Natal, na alegria do Carnaval
Sinônimo de magia, as cores e luzes do Natal atraem multidões para admirarem as decorações e fazerem fotos com os Papais Noéis dos shoppings. No entanto, para as crianças autistas e com deficiência, o grande fluxo de pessoas pode ser um problema relacionado à acessibilidade.
Em busca de proporcionar vivências mágicas para todos, o Brasília Shopping reserva uma data especial para encontros especiais do Bom Velhinho com as pessoas com TEA, que ocorre em horário separado, antes da abertura do shopping. Dessa forma, cria-se um ambiente mais acolhedor, proporcionando uma experiência menos agitada e mais confortável.
No evento Abre-Alas, promovido pelo Brasília Shopping no dia 04 de fevereiro, em celebração ao Carnaval, a festa teve início com a Folia Inclusiva. A comemoração, formatada para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, proporcionou uma tarde de interação para famílias de crianças típicas e atípicas, com oficinas de criação, musicalização, brincadeiras cênicas e bloquinho.
Em todas as ações, o centro de compras tem treinado o time de monitores responsáveis para atender o público de forma mais empática e capacitada. Assim, pais e filhos podem aproveitar ao máximo e se preocuparem somente com o que realmente importa: os bons momentos partilhados.