Por Gustavo Roccha e Rochelly Costa

Em evento exclusivo para jornalistas e influenciadores digitais, a Casa Cor Brasília abriu suas portas na manhã dessa terça-feira (12). Com o tema “De presente, o agora”, os comunicadores puderam conhecer em primeira mão os 43 ambientes, assinados por 71 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. A mostra acontece de 15 de agosto a 16 de outubro, pela terceira vez consecutiva na Arena BRB Mané Garrincha.

O tema deste ano propõe um resgate da ancestralidade para o presente e o futuro e faz um convite à reflexão sobre o legado que o planeta quer deixar para as gerações futuras.  Essa edição traz muitas novidades para o público, a exemplo de galerias de arte e operações gastronômicas assinadas por três chefs renomados: o dinamarquês Simon Lau, o francês Guillaume Petitgas e o brasiliense Thiago Paraiso. O funcionamento da mostra é de terça a domingo e oferece acessibilidade total, incluindo para portadores de deficiência visual e auditiva.

“O tema deste ano da CASACOR Brasília é um convite para que todos possam refletir sobre as decisões do dia a dia, já que para vislumbrar o futuro, precisamos de uma sociedade consciente no presente. Acreditamos ser nosso papel, enquanto mostra, propor um setor que tenha um olhar de valorização das raízes e mais sustentável, associado às transformações que acontecem no mundo”, afirmam as organizadoras da CASACOR Brasília, Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá.

São mais de 100 empresas patrocinadoras e apoiadoras participantes, reafirmando a característica de renovação da mostra a cada ano. Entre os arquitetos, urbanistas, designers e paisagistas do elenco desta edição, 20 estarão pela primeira vez apresentando projetos inovadores. Nomes renomados da área também retornam à mostra, ressaltando a importância em valorizar os que vieram antes e são referência para as novas gerações.

Oficinas

A CASACOR impulsiona o cenário da economia criativa com a promoção de oficinas formativas de técnicas de artes manuais. Ministradas por profissionais de destaque no segmento, as experiências são nas áreas de porcelana (Clara Helena), cerâmica (Mariana Franco), tufting (Bruna Zanatta) e aquarela (Débora Ziviani). As atividades começam em agosto e seguem até o final da mostra, em outubro.

Sustentabilidade e inclusão

Esta edição está ainda mais inclusiva e sustentável. A mostra ampliou a acessibilidade, tornando-a possível também para portadores de deficiência visual e auditiva.  E em 2024 reforçou as ações de sustentabilidade com regras ampliadas à destinação e geração de resíduos.

A sustentabilidade é uma das concepções de futuro mais adotadas nos projetos dos ambientes da CASACOR 2024, conversando com a ação da mostra que adota o conceito carbono neutro há três anos, destinando 97% dos resíduos de forma consciente, evitando aterros sanitários e contribuindo para projetos sociais. A grande maioria dos ambientes trabalha com materiais que possuem selo ambiental, por serem naturais, orgânicos, reciclados, renováveis, de reaproveitamento ou de reflorestamento.

Veja quem passou pelo brunch, com os cliques de César Rebouças:

Juliana Oliveira, Gustavo Roccha e Ana Luiza Zinato
Mauro Carvalho, Mariana Leal, Chiara e William Brandão
Renata Ciccarini
Antônio de Castro
Andrea Nomura e Tanara Machado
Alessandra Moussa
Agustin Roca e Gabriela Schinzel
Erick Camillo
Elisa Fraga e Guilherme Bussamra
Cristiane Maruyama e Mariana Lombardi
Lisi Sandri
Juliana Castro e Débora Bardales
Jota Pacini
Natanael de Abreu e Glauter Suassuna
Hendy Miranda, Eliene Lucindo e Valter Lourenço
Miguel Gustavo
Mariana Hummel, Gabriela Gontijo e Jade Ávila
Lucas Oliveira, Maria Paula Leite, Matheus Alves e Carolina Almo
Walléria Teixeira e Ney Lima
Vinícius Alano e Luciano Pena
Thais e Thiago Malva com Pietra Almeida
Pipa, Larissa Dias, Lilia Glayna e Eduardo Sainz