Há 34 anos, Cazes lançou o álbum “Tocando Waldyr Azevedo”, que se tornou um marco em sua carreira de quase 20 álbuns, a maioria dedicados ao choro. O álbum, que reuniu os maiores sucessos do mestre do cavaquinho, foi um sucesso imediato. Além de introduzir a obra do instrumentista carioca às novas gerações, o disco catapultou a carreira de Cazes, abrindo novas possibilidades musicais que o levaram a se destacar como professor, pesquisador, escritor, curador, arranjador, produtor e doutor em música pela UFRJ.

Na próxima quinta-feira (30/05) e sábado (01/06), a partir das 20h30, o cavaquinho de Henrique Cazes ecoará no Clube do Choro em um show que revisita as composições de Waldyr Azevedo que marcaram a história da MPB. No repertório, clássicos como “Pedacinhos do Céu”, “Delicado”, “Vê se Gostas” e “Carioquinha”, sem esquecer, é claro, do lendário “Brasileirinho”, que nos anos 1950 vendeu mais de um milhão de cópias em diferentes gravações de artistas como Carmen Miranda, Ray Coniff e Bill Halley e seus Cometas.

No palco, Cazes será acompanhado por Henrique Neto (violão de sete cordas) e Valerinho Xavier (percussão), dois talentos formados pela Escola Brasileira de Choro, que funciona ao lado do Clube. Quem doar um quilo de alimentos não perecíveis ou cobertores para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul pagará meia-entrada (25 reais).

Complexo Cultural do Choro apresenta três atrações na manhã de sábado

O Complexo Cultural do Choro inicia as atividades deste sábado com o Ensaio Aberto, uma grande roda de choro ao ar livre que reúne alunos e professores da Escola Brasileira de Choro a partir das 10h00. Uma hora depois, o Piquenique Chorão entra em cena, divertindo a criançada com a “Circolândia”, um circuito de oficinas da turma do Delírio Circense que ensina práticas de equilíbrio, acrobacias, malabarismos e desafios para as crianças e suas famílias. Ao meio-dia, começa o tradicional “Samba com Feijoada” promovido pelo Clube do Choro, com muita música e dança em torno do prato mais querido da culinária nacional.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro, estamos contribuindo para a manutenção e conservação da música popular brasileira através deste gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”

Confira a programação:

Dia 31/05:

19h30 – Choro Livre Convida

Dia 01/06:

11h00 – Ensaio Aberto (estacionamento 10 do Parque da Cidade)

11h00 – Piquenique Chorão (área externa do Complexo Cultural do Choro)

Serviço:

Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dia: 31 de maio (sexta-feira) e 01 de junho (sábado)

Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental

Telefone: (61) 3226-3969

Acesso livre e gratuito para Ensaio Aberto e programação infantil

Tributo a Waldyr Azevedo: R$ 50,00 a meia-entrada e R$ 100,00 a inteira no site da Bilheteria Digital