Elon Musk, proprietário da Starlink, uma empresa de internet via satélite, anunciou que doará mil terminais para os socorristas do Rio Grande do Sul. A notícia foi divulgada na rede social do bilionário, conhecida como X, anteriormente Twitter.
A decisão foi tomada em resposta a um vídeo da modelo Gisele Bündchen, que foi publicado em seu Instagram, solicitando doações para seu estado. Musk garantiu que o uso dos terminais será gratuito até que a região se recupere dos impactos das chuvas.
O terminal da Starlink permite que os usuários se conectem à internet via satélite, eliminando a necessidade de conexão por cabos. O equipamento tem um custo fixo de R$ 2.000, independentemente do plano contratado, que pode variar de R$ 184 para residências até embarcações.
A empresa de Musk quase triplicou de tamanho no Brasil em menos de dois anos. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), entre maio de 2023 e fevereiro deste ano, a empresa passou de 57.605 acessos à banda larga via satélite para 149.615, um crescimento de 260%. A maior parte desses acessos está em regiões mais remotas, como a Amazônia e o Centro-Oeste.