Desde às 10 horas desta segunda-feira (24), os contribuintes podem consultar a situação do 3º lote de restituição do Imposto de Renda. Neste lote, aproximadamente 5,6 milhões de pessoas serão contempladas com o pagamento, que está programado para o dia 31 de julho. O montante total a ser restituído alcança a expressiva cifra de R$ 7,5 Bilhões.
A consulta pode ser realizada diretamente no site da Receita Federal, por meio da opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionando “Consultar a Restituição”.
A restituição será creditada na conta bancária ou na chave Pix cadastrada pelo contribuinte em sua declaração de Imposto de Renda. Para os casos em que o contribuinte não estiver incluído neste lote, é possível verificar se há pendências ou obter o extrato da declaração através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
No ano de 2023, foram recebidas pela Receita Federal um total de 41,15 milhões de declarações de Imposto de Renda. Destes, cerca de 60% têm direito à restituição. O 3º lote, liberado nesta data, abrange os seguintes grupos: contribuintes que optaram pela versão pré-preenchida ou receberão via Pix, contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou que possuam moléstia grave, bem como aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério.
Os próximos lotes de restituição estão previstos para serem pagos nos dias 31 de agosto e 29 de setembro, contemplando um número ainda maior de contribuintes que têm direito a receber os valores devidos pelo Imposto de Renda.
A Receita Federal continua trabalhando para cumprir com eficiência o cronograma de restituições, assegurando que os contribuintes recebam os valores devidos dentro dos prazos estabelecidos. A medida é parte do esforço contínuo para facilitar e agilizar os processos relacionados à declaração de Imposto de Renda e garantir a satisfação dos contribuintes brasileiros.