Apesar da popularidade da comida italiana, a clássica culinária francesa sempre mantém um lugar especial no coração do brasiliense. Agora, Brasília tem duas “novas” opções para uma refeição decadente avec elegance.
Le Vin Bistrô na Asa Sul
O Le Vin deixou saudades quando fechou as portas no Park Shopping, mas, agora, o restaurante de temática francesa retoma atividades na nova rua gastronômica de Brasília, a CLS 402.
Com um menu repleto de clássicos, os mais amados voltam a encantar. A começar pelo couvert que tem, de simples, o que tem de francês: pães impecáveis, manteiga de qualidade com flor de sal e um patê de fígado, feito na própria casa (17,00/pessoa).
Outra entrada que o público estava desejando é o steak tartare (66,00), feito com filé na ponta de faca, pepinos em conserva, cebola, molho inglês, mostarda Dijon, pimenta Tabasco, azeite, ceboulete e temperos tradicionais e muito sabor. A batata rústica que acompanha pode melhorar um pouquinho em termos de crocância e sal, mas nada grave. A casa oferece uma surpreendente versão vegetariana (46,00), super refrescante, feita com beterraba e queijo de cabra, dessas combinações que podem agradar até os não vegetarianos.
Para brasilienses saudosos do mar, as ostras frescas ou gratinadas, direto de Santa Catarina (58,00/6 un) , assim como o Moules aux Frites – Mexilhões à Provençal servido com fritas (98,00) podem ser uma boa pedida.
Dos pratos principais, o Entrecôte ao molho de pimenta verde acabou acompanhado de purê de batata, mas é normalmente servido com risoto de parmesão (98,00).
Meus aplausos vão para o arroz de pato que, primeiramente, me assustou pelo preço de R$109,00, porém, vem com uma senhora coxa inteira do pato. Extremamente saboroso e farto.
Não se iludam, o cardápio tá repleto de outros clássicos, como Boeuf Bourguignon (85,00); Cassoulet (134,00); e Coq au Vin (85,00).
Para fechar, Crème Brûlée com bastante baunilha fresca e casquinha impecável (38,00); um delicioso mousse de queijo com creme de goiabada e suspiros (29,00); e, para saciar o desejo de uma gravidinha à mesa, rolou até o Iles Flottantes, que é o clássico e raro ovos nevados com creme inglês (36,00).
A loja tá bem chamosa, com boa área externa, boa climatização na interna e opções de vinho e drinks.
Serviço
CLS 402 Bloco A Loja 21 – Asa Sul
Telefone: (61) 99253-8444
La Boulangerie tem novo cardápio de almoço
Eu não escondo minha submissão gastronômica à La Boulangerie, que foi pioneira na panificação artesanal e francesa na cidade. Agora, além dos quitutes, é possível almoçar e jantar no esquema bistrô
É difícil escolher entre o croissant e o pain au chocolat, entre os vários sabores de eclair e até entre as tartaletes, mas, para o almoço, a La Boulangerie, que ocupa uma loja consideravelmente maior na mesma quadra (306 sul), oferece um menu bem conciso, de 3 opções.
O picadinho, que eu provei, estava bem executado, com um molho denso, arroz branco, ovo (gema estava mais dura), couve em crisp, banana empanada e uma farofinha amanteigada de pão que tava bem gostosa (63,00 com salada de entrada inclusa).
A opção vegetariana também surpreendeu, com um risoto de cogumelos e ainda não provei o filé de tilápia ao molho de moqueca (ambos 53,00), mas já aviso que os pratos são bem fartos.
Para finalizar, não resisti à minha eclair favorita, com chantilly fresquinho e morangos (18,00).
Aproveito para destacar o mezanino da nova loja, com sofá e mesas de apoio que pode fazer as vezes de um bom “coffice”(café + office/escritório).
Serviço
CLS 306 BL A Loja 02 – Asa Sul
Menu: laboulangerie.com.br