Já falei, na coluna anterior, sobre oportunidades de curtir uma boa culinária francesa, mas já está rolando na cidade a 7a. edição do festival Goût de France que busca celebrar o berço da alta gastronomia

Com um tema que, inicialmente, eu achei bastante inesperado – “Esporte e Gastronomia” – várias cidades brasileiras se unem por um objetivo comum: celebrar a gastronomia francesa, cujas técnicas e tradicões influenciaram e seguem a influenciar um número absurdo de Chefs, restaurantes e até mesmo outras culinárias.

Crédito: https://www.pexels.com/photo/flag-of-france-under-clear-sky-20035089/

De 1º e 15 de junho, será possível aproveitar uma série de eventos organizados pela rede diplomática da França, incluindo aulas em restaurantes-escola, apresentação de receitas por chefs renomados, entre outras formas de aproximar o público brasileiro do jeitinho francês à mesa.

Nesta edição, além das capitais Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, a Vila de São Jorge e de Alto Paraiso, no coração da Chapada dos Veadeiros, também entraram no circuito!

Por aqui, 20 restaurantes preparam um menu em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa, deixando espaço para a criatividade dos chefs que brincam com ingredientes, misturando os sotaques. Não há um valor único para os menus. Cada estabelecimento determina o preço em função do que será oferecido, sempre propondo pratos bem elaborados, com ingredientes de primeira qualidade, levando em conta a sustentabilidade e uma cozinha responsável.

Destaques? Não vou mentir que fiquei constrangida por não conhecer as várias casas legais da Chapada que estão na lista de participantes, como Bistrô Lia e L’Alcofa, sem contar o amado Cozinha do Cavaleiro (minha aposta certa nas bandas de lá).

Por aqui, não vou negar que tenho meus favoritos da cidade, que já mandam bem e, portanto, só devem acertar na sua pegada francesa: Ticiana Werner, La Boulangerie, Térreo do B Hotel, Taypá e Cozze.

Cordeiro do Taypá. Foto: Anselmo Leite

Taypá é aposta, sempre, segura, né? Com uma aposta muito mais francesa, de fato, do que franco-peruana, o Chef Marco Espinoza propõe, como entrada, uma croqueta de pato com mix de mini folhas, com um suntuoso cordeiro confitado com purê de batata e trufa com aspargos na manteiga, e, para fechar, profiteroles com sorbet de pistache e ganache de chocolate! O menu completo custa R$195 por pessoa.

Uma proposta mais acessível, mas com a mesma excelência, é da Chef Ticiana Werner que oferece entre 1º e 10/06, um menu por R$98,00, com Salade aux Noix et Roquefort (Salada de folhas verdes, queijo roquefort, nozes, maça, regado por vinagrete de mostarda dijon e aceto balsâmico), que eu adoro, como entrada; Médaillon au poivre vert (Medalhão de filé mignon grelhado ao molho de madeira com pimenta verde acompanhado de mousseline de batata), que é um clássico francês imbatível; e Crème Brullée que é impecável na casa, servido com um chantilly de amoras.

Filé au poivre de Ticiana Werner. Foto: divulgação

Por fim, para quem quer aquela experiência exclusiva e, certamente mais ‘salgada’, pode apostar no menu do Aquavit, do querido Simon Lau, que se inspirou, na verdade, na inspiração para o tema: os jogos olímpicos de 2024, em Paris, que também sediou o evento em 1924 (!!). Pensando em como seria o jantar de gala da abertura dos jogos naquela época, o Chef propõe um bisque de lagostim com champignon; foie gras grelhado com uvas verdes ao cognac e com brioche; magret de carnard (filé do peito do pato) com molho de azeitonas e pommes mousseline. Como manda a tradição francesa, em seguida, salada verde e queijo Reblochon da Serra das Antas e uma torta de massa folhada assada com peras, marzipă e sorbet de peras. O menu custa 545,00 com harmonização e 445,00, sem.

Creme Brulèe de Ticiana Werner. Foto: divulgação

Lista geral dos Restaurantes participantes da circunscrição Brasília: Bistrô do francês;  Bistrô Lia; Cantucci Osteria; Casa da Colina;  Cozinha do Cavaleiro;  Cozze; Iacina; L´Alcofa; L’Amour du pain; La Boulangerie; La Chaumière; La Fleur Bistrô; Le Jardin Bistrot; Marie Cuisine;  Mezanino; Moca Café; Restaurante Escola Senac Downtown; Restaurante Térreo B Hotel;  Sallva Bar & Ristorante; Santé 13; Santé Lago; Saveur Bistrot Restaurante Taypá; Ticiana Werner Restaurante; e Vinalla Vinhos e Bistrô.

https://br.ambafrance.org/Gout-de-Good-France-esta-de-volta-para-a-sua-7a-edicao-com-o-tema-Esporte-e

Serviço
Goût de/Good France

https://www.instagram.com/good_france/

Taypá

Data menu exclusivo: até 15 de junho (o Menu França não estará disponível para jantar do dia 12/06)
Endereço: SHIS QI 17 Bloco G Loja 208 – Lago Sul
Reservas: (61) 98626-0235
@taypadelperu

Ticiana Werner

CLS 201 Sul Bloco C Lojas 05 e 11

WhatsApp: (61) 98263-6847
Telefone: (61) 3226-9947

@ticianawerner

Aquavit

Reservas 61 9 9167-0000

@restaurante_aquavit