Choro, baile charme, homenagem ao hip-hop e Feira Criativa dão a cadência do final de semana

É irrecusável o convite do Complexo Cultural do Choro para os dias 12 e 13 de agosto, na área externa e no Clube do Choro. Para torná-lo ainda mais irresistível, a entrada é gratuita. A realização do projeto é do Ministério da Cultura, da Shell e do Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM). E a programação é gratuita, sempre diversificada pensando em toda família e em todas as faixas etárias.

“A Shell entende ser fundamental o fomento à cultura como ponte para o desenvolvimento e a cidadania. O Complexo Cultural do Choro traduz esses valores ao desenvolver atividades que englobam diversas áreas culturais e diferentes públicos, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento da cidadania”, ressalta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

No dia 12 de agosto, a tradicional Roda de Choro dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello está aberta para receber músicos da cidade. O choro dá o tom com os acordes dos bandolins, dos cavaquinhos, das flautas, dos violões, dos pandeiros, no sábado, a partir das 10h, seguido da tradicional Feijoada da Casa.

No domingo, 13, a programação começa mais cedo. Às 14h, o coletivo Andanças DF (@andancasdf_oficial) que tem como Produtora Cultura Priscila do Carmo (@prisciladocaarmo), moradora de Sobradinho, promove o projeto Conexão Charme.BR que toma  conta do Espaço Cultural do Choro com uma programação que  envolve Djs, Música, Dança, Pintura, Grafite, Moda, Trancista, Feira Criativa com exposição de arte e artesanato e encerrando sua programação com um Baile Charme que não vai deixar ninguém vai ficar parado.

Atuando desde 2014, o coletivo realiza oficinas, produções e participações em escolas, praças, eventos públicos e privados e estabelece conexões com projetos no RJ que tem o charme como patrimônio imaterial. Essa conexão tem o objetivo de promover o encontro de artistas do DF e do RJ para integrar e multiplicar o movimento Charme, genuinamente carioca, composto por 4 elementos, Música, Dança, Comportamento e Vestimenta, que completou 43 anos com muitas histórias para contar e com a certeza de muitas ainda por vir. Na , vários estilos fazem parte, como R&B, New Jack, Afrobeat e o Hip-Hop. Aproveitando o momento histórico, visto que pela primeira vez o Clube do Choro recebe uma programação da cultura urbana, vamos celebrar os 50 anos do movimento Hip-Hop e convidar representantes das regiões que compõem o Distrito Federal para ocupar a capital do país e mostrar suas habilidades artísticas. 

Às 16h, a programação do Piquenique Chorão recebe a Excêntrica Família Firula, que é uma família de artistas habilidosos que se dedica à arte de alegrar o público com afeto, responsabilidade e cuidado entre as pessoas.

Em seguida, o Regional Choro Livre, filho dileto do Clube do Choro de Brasília, recebe em sua roda aberta os talentosos instrumentistas: Pablo Fagundes, na gaita, a percussionista Larissa Umaytá e o flautista Sérgio Morais. Só feras para mais um dia de uma super conexão musical.

Para fechar a programação do primeiro final de semana do projeto em agosto, o Clube do Charme apresentará o Baile Charme unindo a música e as pessoas para dançar os passinhos que arrasam nos grandes bailes da Black Music no Brasil. A atração garante que ninguém conseguirá ficar parado. Crianças, adultos, todos poderão participar, se jogar, atentos aos passos precisos e se divertir até às 21h. As atividades foram elaboradas de forma colaborativa integrando produtores e artistas que se tornam protagonistas de suas próprias histórias.

“Trata-se de um projeto voltado para a comunidade, pessoas de todas as idades, a partir das crianças, contempladas com a realização de teatrinhos divertidos, educativos, além de piqueniques. Na área externa da Escola Raphael Rabello, atividades como rodas de choro e rodas de sambas com feijoada. Em nosso teatro, espetáculos musicais com o primeiro time da música popular. É uma honra e uma alegria poder compartilhar o trabalho da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello através de um projeto tão importante para a cultura brasileira”, destaca Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro de Brasília.

Oficinas

A primeira oficina oferecida pelo projeto já tem as datas confirmadas: 16 e 30 de agosto e 6 de setembro, sempre das 16h às 18h.  O tema é: “O tempo e o som do Brasil do século XX – das bandas às rádios” e será ministrada pelo professor e músico Gabriel de Campos Carneiro. Será destinada a alunos e professores de instituições públicas, público em geral e pessoas com deficiência visual.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail oficinascomplexo@gmail.com a partir de 1/8 e a oficina é gratuita e será emitido certificado de participação.

Ao longo do projeto serão disponibilizadas 190 vagas por oficina, sendo 50% delas direcionadas para alunos de escolas públicas de música visando a formação para o ecossistema da música e a capacitação de jovens para o ambiente profissional.

Confira a programação:

12 de agosto, sábado

10h – Roda de Choro dos Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello 

12h – Feijoada Musical

13 de agosto, domingo

14h – Conexão Charme.BR + Feira Criativa

16h – Piquenique Chorão com Firulas Musicais da Excêntrica Família Firula

17h – Choro Livre convida Pablo Fagundes, Larissa Umaytá e Sérgio Morais

18h20 – Domingo no Clube com Conexão Charme.BR

Serviço

Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dias: 12 e 13 de agosto (sábado e domingo)

Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental.

Telefone: (61) 3226-3969

Acesso livre e gratuito para toda a programação

Classificação indicativa: livre para todos os públicos.