O “Meu Povo Canta: Festival Itinerante de Cultura Negra no Cerrado”, uma iniciativa do Coletivo Por Nós Pretas do Cerrado – CPRETAC, realizará sua primeira edição nos dias 21 de abril, 4 e 18 de maio. O evento tem como objetivo fortalecer as manifestações culturais na Chapada dos Veadeiros – GO e atender às diversas comunidades rurais da região.

O festival foi criado para promover a cultura tradicional goiana e o intercâmbio de artistas que trabalham com expressões musicais afrodiaspóricas. “Criamos este ambiente para democratizar o acesso à cultura e lazer, promover a inclusão e valorizar a diversidade cultural. Queremos estimular o diálogo e a troca entre diferentes comunidades, enriquecer culturalmente, gerar renda e preservar as tradições locais”, destaca Chiara Santos, idealizadora do projeto.

O evento, planejado, organizado e executado por mulheres negras, reforça o compromisso do Coletivo Por Nós Pretas do Cerrado em promover os direitos, o protagonismo e o empoderamento feminino. Além disso, busca criar espaços seguros que fortaleçam a convivência e a criação de vínculos em torno de um tema tão importante: a saúde mental.

A programação inclui uma vivência, uma roda de conversa com as psicólogas do Coletivo Por Nós Pretas do Cerrado- CPRETAC, uma oficina de respiração consciente guiada por Cassandra Carvalho Velôso, um show de intercâmbio cultural com artistas que trabalham com expressões da cultura negra tradicionais de outras regiões do país, como samba, forró e samba de coco, e uma apresentação de cultura tradicional goiana.

O projeto “Meu Povo Canta: Festival Itinerante de Cultura Negra no Cerrado” foi contemplado pelo Edital 14 – Patrimônio Material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.