O Réveillon no Distrito Federal vai contar com até 21 minutos de fogos de artifícios silenciosos. O espetáculo será a iluminação no céu da capital sem os estrondos sonoros. A expectativa é que 50 mil pessoas ocupem a Esplanada dos Ministérios para a festa da virada na noite de 31 de dezembro.

A medida segue a Lei distrital nº 6.647, de 17 de agosto de 2020, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos ou qualquer artefato pirotécnico que produza estampidos na capital federal.

A lei foi regulamentada em fevereiro deste ano, e essa será a primeira festa da virada com regras definidas sobre os artefatos pirotécnicos.

Na prática, a legislação proíbe a queima e a soltura de fogos com “efeito sonoro ruidoso” que ultrapassem 100 decibéis, a partir de 100 metros do ponto de disparo, em todo o território do DF.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF informou que os fogos silenciosos permitem, também, respeitar crianças, pessoas dentro do espectro autista que possuem sensibilidade sonora e animais que também são afetados pelo alto barulho.