Tradicional bloco do pré-carnaval brasiliense terá cortejo embalado pela Orquestra Marefreboi e show do cantor pernambucano Otto, que celebra a obra do “Rei do Brega”, morto em 2013

Vida, contribuição artística e legado do cantor pernambucano Reginaldo Rossi serão devidamente celebrados, em Brasília, no próximo dia 3 de fevereiro. Conhecido como Rei do Brega, o artista morreu em 2013 e foi escolhido como grande homenageado da edição 2024 do Suvaco da Asa, bloco pioneiro no pré-carnaval brasiliense. Os grandes clássicos de Reginaldo Rossi serão entoados ao longo de um dia inteiro de atrações e, muito especialmente, na voz de outro pernambucano: o cantor Otto, que se apresenta durante a folia no estacionamento do Complexo da Funarte – Eixo Monumental.

Confira os detalhes da festa:

Este ano tá diferente?


Está sim. Fundado em 2006, com a missão de levar alegria às ruas de Brasília SEMPRE 15 dias antes do Sábado de Zé Pereira, o Suvaco da Asa, neste ano, realizará seu pré-carnaval em outra data. Mantendo-se a tradição, o bloco dividiria espaço e horário com a edição 2024 da Corrida de Reis, promovida pelo GDF.

Assim, para garantir total segurança e bem-estar a seus foliões, o Suvaco abriu uma exceção e estará nas ruas apenas sete dias antes do sábado de carnaval: portanto, no dia 3/2, com ainda mais vontade e alegria.

Para todos


A folia ocorre em três partes. A manhã é reservada à versão infantil do bloco, o Suvaquinho. A programação começa às 10h, com brincadeiras, pintura de rosto, palhaços e animadores infantis: destaque para apresentações do Palhaço Mandioca Frita; da Oficina Percussiva Vivendo e Batucando e da Orquestra Popular Menino de Ceilândia, em versão completa com bailarinos.

À tarde, o Suvaco abre espaço à inclusão, com o bloco irmão AVenCemos, formado por foliões em diferentes estágios de recuperação do acidente vascular cerebral (AVC). A DJ Laine D’Olinda (PE) e o grupo performático Patubatê (DF) garantem a animação.

Ode ao Rei
Às 16h, a festa passa a ser comandada pela Orquestra Popular Marefreboi (DF), que se apresenta no palco e puxa o cortejo dos suvaqueiros pela área externa da Funarte ao ritmo do frevo.

Ao fim do desfile, por volta das 18h, o palco é do cantor Otto: fã e amigo de Reginaldo Rossi, o artista apresenta sucessos do Rei do Brega, os quais reuniu ano passado no comovente show As quatro Estações, marcando os 10 anos de morte de Rossi. No setlist, clássicos como A Raposa e as Uvas; Garçom; e Mon amour, meu bem, ma femme. A festa termina com a apresentação da DJ La Ursa.

Todo o evento é gratuito, democrático e inclusivo – com acessibilidade assegurada nos vários ambientes da festa. No local, haverá praça para compra de alimentos, bebidas e adereços carnavalescos. O desfile 2024 do Suvaco da Asa conta com recursos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).

Serviço:

Desfile 2024 do bloco Suvaco da Asa

Onde: Estacionamento do Complexo da Funarte ––Eixo Monumental

Quando: 3 de fevereiro

Horário:

•             Line Up Bloco Suvaquinho

10h – Oficina e cortejo com a Vivendo e Batucando (DF)

11h30 – Apresentação do Palhaço Mandioca Frita (DF)

12h30h – Apresentação Menino de Ceilândia (DF)

•             Line Up Bloco AVenCemos

14h – DJ Laine D’Olinda (PE)

15h – Grupo Performático Patubatê (DF)

•             Line Up do Suvaco da Asa

16h – Orquestra Popular Marafreboi (DF)

16h30 – Desfile do bloco

18h – Otto canta Reginaldo Rossi (PE)

19h30 – DJ La Ursa (DF)