Pesquisa é do Índice de Progresso Social (IPS)
Em pesquisa realizada nesta terça-feira (2/7) pelo Índice de Progresso Social (IPS), a capital federal do Brasil configura entre a primeira, entre as capitais que oferecem e atendem às necessidades básicas de sua população. Ficando à frente de cidades, como Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Florianópolis, que são referência em turismo, transporte e conforto aos seus cidadãos.
Os dados analisaram 27 capitais brasileiras, e consideraram fatores importantes em desenvolvimento, para que os melhores ranqueados fossem considerados, aspectos como nutrição, saúde e moradia, desempenharam papel fundamental no estudo que avaliou necessidades básicas como saneamento, segurança pessoal e inclusão social, além de acesso à informação, meio ambiente, liberdade individual e acesso à educação superior, que são considerados direitos mais desenvolvidos.
No ranking geral, entre 5.570 municípios, o município de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo ficou em primeiro e o quadradinho ficou em segundo lugar. O IPS pontuou Brasília com nota de 71,25 pontos, dentre todos os critérios analisados.