A prática de atividade física é uma das principais chaves para a saúde e o bem-estar do ser humano. Nas escolas, praticar esportes melhora a concentração e o foco, estimula o raciocínio e a coordenação motora, além de desenvolver disciplina, resiliência e trabalho em equipe. Tendo isso em mente e com a finalidade de popularizar o tênis de mesa no Brasil, o medalhista olímpico Hugo Calderano leva, pela primeira vez à uma escola de Brasília, o Método Hugo Calderano (MHC), que é inspirado nos conceitos e princípios de treinamento que o atleta foi aprimorando ao longo de quase 20 anos.

A parceria foi feita com a Escola Eleva Brasília, que faz parte do Inspired Education Group. A instituição já tinha em sua grade a modalidade de tênis de mesa, que agora recebe o reforço da expertise de Hugo Calderano. Segundo ele, a metodologia reúne os aspectos que ele mais valoriza em seus treinamentos, como liberdade e criatividade. “Os alunos terão aulas de tênis de mesa dinâmicas, criativas e desafiadoras. Um dos sete princípios da minha metodologia que eles vão vivenciar é o experimentar para se diferenciar. E nele os alunos são estimulados a testar e criar novas técnicas e táticas”, explica o mesatenista.

Nascida em São Paulo, mas morando em Brasília há 28 anos, a ex-mesatenista Luciana Coutinho foi um dos grandes nomes do esporte até 2018. Atualmente professora de tênis de mesa, Coutinho afirma que o esporte é um ótimo instrumento de formação pessoal e desenvolvimento global da criança e do jovem.

“Para se aprimorar no esporte, o professor deve trabalhar a parte integral do aluno, ou seja, parte motora como coordenação motora, equilíbrio, agilidade, a parte cognitiva, como concentração, foco, estratégia, controle emocional e a parte social como um todo”.

Uma pesquisa lançada no final de 2023 mostra que, entre outros benefícios, o esporte gera felicidade. Mais de 97% dos entrevistados afirmam que a prática de atividades físicas tem um papel importante para a sua felicidade. Segundo Bianca Ferro, professora de educação física e psicomotricista da Escola Eleva Brasília, o esporte pode ter um impacto significativo no desenvolvimento emocional e social das crianças.

“O esporte ensina habilidades de trabalho em equipe, respeito pelos outros, autocontrole e habilidades de comunicação. Além disso, promove a autoconfiança, o gerenciamento do estresse e a resiliência diante de desafios”, explica Bianca Ferro.

Um estudo recente conduzido por neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, destaca a relevância da atividade física na rotina de crianças e adolescentes, revelando que aqueles que se engajam em práticas esportivas com regularidade apresentam um desempenho escolar 20% superior em comparação aos alunos sedentários.

Pensando nisso, o MHC estreia em Brasília na Eleva, que já oferece o tênis de mesa entre as modalidades praticadas na escola. Além disso, ela conta com  uma das promessas do esporte no Brasil, o mesatenista Arthur Cerioli. O atleta de apenas 10 anos exibe no currículo títulos como uma medalha de ouro e duas de bronze no 57º Torneio da Academia FitPong de Tênis de Mesa nas categorias Rating Recreativo e Kids, e a medalha de prata na primeira Copa Comodoro de Tênis de Mesa.


Arthur Cerioli, de 10 anos,  estuda na Escola Eleva Brasília e vai aproveitar
a metodologia de Hugo Calderano para se aprimorar no esporte.

Cerioli pratica o tênis de mesa há 3 anos e afirma que o MHC é um reforço para seu desenvolvimento no esporte. “É muito legal poder praticar na escola com a metodologia criada por um atleta que já foi o número 3 do mundo e tem tantos títulos. Acho que isso incentiva o esporte na escola”, afirmou o mesatenista.

Para o diretor da escola, Lucas Garcia, a adoção da metodologia visa, além de formar novos talentos no tênis de mesa, proporcionar crescimento pessoal e esportivo aos alunos. “A Escola Eleva Brasília é pioneira em adotar a metodologia do Hugo Calderano. Isso vai além de incentivar os alunos a praticarem esse esporte olímpico, mas conversa diretamente com nossos valores como disciplina, resiliência e trabalho em equipe, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes”, afirma Garcia.

Seja dentro das quadras ou em sala de aula, o esporte é a essência que molda o crescimento das crianças. Incentivar o esporte é regar as sementes das próximas gerações, cultivando não apenas atletas, mas também seres humanos plenos e resilientes. E que os primeiros passos do pequeno Arthur Cerioli sejam o vislumbre de uma carreira de sucesso, e que ele alcance seu objetivo. “Eu busco ser sempre melhor no esporte”, finaliza o mesatenista.

Fonte/Imagem: Escola Eleva Brasília