O projeto Gastronomia Comunitária, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Asa Norte, em Brasília, foi reconhecido como uma das dez melhores iniciativas alimentares do Brasil. A escolha foi feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), após um chamamento público para identificar iniciativas que buscam melhorar os processos de trabalho e os serviços de saúde.
A iniciativa surgiu com uma ideia da especialista em saúde e nutrição Fernanda Farias, da Secretaria de Saúde (SES-DF), com o apoio de uma paciente da unidade que participava do grupo Alimentação no Diabetes. O objetivo da criação do grupo Alimentação no Diabetes foi desenvolver a gastronomia de forma inclusiva e participativa nos atendimentos coletivos destinados a pessoas com alterações na glicemia acompanhadas pela unidade de saúde desde 2022.
A experiência do projeto está sendo desenvolvida pela UBS 2 da Asa Norte. História, metodologia e receita do projeto vão compor um livro virtual que será apresentado no Congresso Brasileiro de Nutrição, entre 21 e 24 de maio.
A ideia do grupo é monitorar as glicemias, mas principalmente compartilhar saberes de forma que todos se sintam responsáveis pelo tratamento do diabetes. Partilhar conhecimento e experiências fortalece o grupo e permite um avanço importante no autocuidado, disse Fernanda Farias.
A Gastronomia Comunitária da Asa Norte é um exemplo de como a alimentação saudável e a inclusão social podem andar de mãos dadas. A iniciativa não só promove a saúde e o bem-estar dos participantes, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais forte e unida.