De acordo com a Secretaria da Mulher, responsável pela distribuição do auxílio, pelo menos 352 crianças e jovens de até 18 anos terão direito ao amparo

Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) faz busca ativa pelos órfãos dos crimes de feminicídio na capital para serem atendidos pelo programa Acolher Eles e Elas. As crianças e adolescentes que tiveram as mães assassinadas por companheiros e ex-companheiros irão receber um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo. Segundo a pasta, pelo menos 352 crianças e jovens de até 18 anos terão direito ao amparo do benefício. Desde 2015, já foram contabilizados 186 casos de feminicídio no DF.

De acordo com a SMDF, além da busca ativa, as famílias dos órfãos também podem entrar em contato com a pasta pelos telefones (61) 3330-3118 e (61) 3330-3105. Neste primeiro contato, a equipe da secretaria detalha quais documentos devem ser apresentados e agenda o atendimento individual na sede da pasta, que fica no anexo do Palácio do Buriti.

Após a confirmação do benefício, os órfãos receberão o cartão-benefício disponibilizado pelo Banco de Brasília (BRB), no prazo de até 30 dias, no endereço indicado no cadastro. O auxílio financeiro, descrito na Lei nº 7.314, é uma política pública de assistência às vítimas realizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) a fim de amenizar os impactos psicológicos das crianças e jovens.

Documentos a serem apresentados:

  • Boletim de ocorrência;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante do vínculo com o órfão;
  • Documentos pessoais do órfão e do responsável;
  • Formulário de vulnerabilidade entregue pela Secretaria da Mulher.

Com informações da SMDF / Reprodução Correio