A quarta edição do Prêmio RGB 2023 – que aconteceu na última sexta-feira (01/12), no estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Setor Bancário Norte – homenageou órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, estatais e pessoas da sociedade de economia mista que trabalham em prol da Governança. O evento contou com cerca de 200 convidados convidados, incluindo autoridades de todo o país, políticos, servidores públicos, gestores (públicos e privados), técnicos e professores das mais diversas áreas. 

O intuito foi enaltecer práticas exemplares na Administração Pública e reconhecer aqueles que implementam os três pilares da Governança: liderança, estratégia e controle, em sua gestão. Além disso, a solenidade contou com momentos para valorizar o trabalho voluntário de membros da Rede Governança Brasil. Atualmente, a rede conta com mais de 600 deles (oriundos do Brasil e de outros países, como Portugal, Peru, Argentina, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão e Chile). 

Segundo o ministro do Tribunal de Contas da da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes, ainda há dificuldade para colocar em prática ações de governança municipal em todas as esferas do país – tanto nas estruturas que tangem à União, como nas que formam os estados e municípios – mas, atualmente, tem muita gente interessada pela pauta e este cenário no Brasil já está mudando.

“Nós ainda estamos engatinhando em relação a Governança, se comparados com nações mais desenvolvidas. Mas eu gostaria de agradecer a presença de todos os prefeitos que estão presentes aqui; aqueles que abraçaram a Governança; gente de todos os cantos do Brasil que estão fazendo o curso do PRONAGOV; são mais de 1800 alunos neste momento, que recebem esta capacitação, de mais de 40 horas, por voluntários que não cobram nada”, disse o ministro do TCU.

VENCEDORES:

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Controladoria Geral da União (CGU) foram os grandes vencedores da categoria “Instituição da Administração Pública federal, direta e autárquica”. O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (ENGEPRON) ganharam troféus na categoria “Estatais, Sociedades e Economia Mista e Paraestatal. A terceira categoria premiada foi a de “Instituições do Legislativo Federal, Poder Judiciário e funções essenciais à Justiça da União”, e quem ganhou foi o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). 

Na categoria de municípios com até 20 mil habitantes, os vencedores foram: Solonópole (CE) e Porto Xavier (RS). Já na categoria de cidades com até 50 mil habitantes, quem ganhou os troféus foram: Diamantina (MG) e Três de Maio (RS). Na sequência, vieram os vencedores de municípios com até 100 mil habitantes: Três Pontas (MG) e de Primavera do Leste (MT). E, por fim, Salvador (BA) e São José do Rio Preto (SP) foram os grandes ganhadores da categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. Depois disso, veio o anúncio do nome do prefeito destaque deste ano;  e quem ganhou foi o João Henrique Caldas, de Maceió, Alagoas (representado pelo assessor de Governança da Prefeitura de Maceió, Antônio Pinaud). 

A premiação também contou com a entrega de medalhas “Ordem do Mérito RGB” para a presidente do Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal, Ivonice Campos ; e para o presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA), José Luis Vidal ; também foi dado um quadro com o “Selo de Excelência em Governança” para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); de menções honrosas internas e externas; tiveram algumas homenagens para coordenadores da RGB, que mais se destacaram ao longo de 2023; destaque para o melhor produto da RGB, que mais uma vez foi o Programa de mentorias. E, no término, os presentes participaram de um coquetel oferecido pela chef Renata La Porta ao som da banda Rádio Flix.

O evento – realizado pela Rede Governança Brasil e pelo Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público – contou com o patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Protege, da WV Logistics e do Portal de Contratações Públicas. E o Conselho Federal de Administração (CFA), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a FIX Governança & Gestão, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a BandNews e a Plano Consultoria deram apoio, de alguma forma. Para conferir a premiação na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=MYhpURp9PkY