No Distrito Federal, uma iniciativa inovadora está prestes a revolucionar o cenário da educação. A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com o Instituto Idecace e o CDCA – Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF, apresentam o Projeto Pedagógico CEU das Artes e a Praça dos Direitos em Movimento. Com atividades esportivas, culturais e educacionais, a ação visa promover o desenvolvimento integral e a inclusão social de crianças e adolescentes. O evento para o lançamento da iniciativa acontecerá neste sábado, 16 de março, de 09h às 12h, no CEU das Artes da QNM 28 Ceilândia Norte (QNM 28, Área Especial).

Nomes como o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a Vice-Governadora, Celina Leão, a Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, o Presidente do Instituto Idecace, Wilson Cardoso, estarão no evento. Além deles, a atleta campeã Olímpica de Salto em Distância, Maurren Maggi, primeira mulher a ter conquistado uma medalha de ouro olímpica em provas individuais e escolhida para ser a madrinha do projeto, os atletas de Saltos Ornamentais, Kawan Pereira e, Marcelo Alves Conceição, atleta paralímpico de Badminton, estão sendo aguardados na cerimônia. O evento também contará com atrações culturais e programação infantil. 

Sobre o projeto 

O Centro de Artes e Esportes Unificados é direcionado principalmente para crianças, adolescentes e jovens de 4 a 18 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Serão disponibilizadas 450 vagas mensais por cada unidade do CEU das Artes, localizadas nas regiões de Ceilândia Norte, Recanto das Emas e Itapoã. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por telefone, através do número (61) 9 9588 1327, ou presencialmente nas unidades do CEU das Artes. As vagas estarão disponíveis durante toda a execução do projeto, já que 40% do número é rotativo, com a abertura de novas inscrições a cada mês. As aulas acontecem de segunda a sexta de 08h às 18h. 

Além do público infanto-juvenil, o projeto também está aberto para a comunidade em geral, promovendo atividades inclusivas para todas as idades, refletindo o compromisso em promover a igualdade de acesso à educação e ao desenvolvimento pessoal. Desde cursos e capacitações profissionalizantes até acesso à inclusão digital, o programa é fundamentado em uma infraestrutura tecnológica de ponta e uma abordagem pedagógica inclusiva. 

“Nossa metodologia é resultado de anos de estudos e o Distrito Federal merecia um projeto como esse, em virtude de sua infraestrutura social e esportiva”, ressalta Wilson Cardoso, presidente do Instituto Idecace. 

Para a realização do projeto, uma equipe multidisciplinar composta por 130 profissionais, entre educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, instrutores de oficinas profissionalizantes e monitores foi criada para trazer uma abordagem inovadora que vai além do ensino tradicional. Na programação estão seminários e palestras, oficinas profissionalizantes, cursos preparatórios para vestibular e ENEM, atividades culturais com  incentivo à leitura, além de modalidades esportivas com acessibilidade ao público PCD. 

Com um sistema de dados avançado, o programa monitora a frequência e o desenvolvimento dos participantes, permitindo ainda intervenções personalizadas e ajustes nas abordagens pedagógicas. Além disso, o programa oferece orientação vocacional, avaliações de saúde preventiva e avaliações psicossociais, garantindo que cada participante receba o suporte necessário para prosperar.

Serviço:

Projeto Pedagógico CEU das Artes e Praça dos Direitos em Movimento

Mais informações e inscrições: (61) 9 9588 1327 ou presencialmente nas unidades do CEU das Artes

-CEU das Artes – QNM 28, Área Especial Ceilândia Norte (local do evento)

-CEU das Artes – QNR 02, Área Especial Ceilândia Norte

-CEU das Artes – Recanto das Emas, quadra 113, lote 9

-Praça dos Direitos – QNN 13, Lote b, Ceilândia Norte

-Praça dos Direitos – Itapoã, quadra 203