Após a finalização do projeto, realizado em parceria com a ilegra, a marca conquistou melhorias perceptíveis em relação às questões de acesso e processamento
Com o objetivo de migrar os dados do seu parque tecnológico – ou parque computacional -, que abrange toda a estrutura de Tecnologia da Informação (TI) da empresa, para a Oracle Cloud (OCI), serviço de computação em nuvem oferecido pela Oracle Corporation, a GOL Linhas Aéreas se uniu à ilegra, empresa global de design, inovação e software, que conta com um time especializado em migração de bancos de dados.
Um dos principais motivadores para essa mudança foi que grande parte dos produtos utilizados pela GOL são da Oracle. Com isso, a ideia era ter uma garantia de continuidade, compatibilidade e suporte, além do envolvimento direto da engenharia da Oracle no projeto, desde as negociações, disponibilização de treinamentos pré e pós-migração, manutenção de hardware e atualizações.
Diante deste desafio – uma vez que a companhia utilizava a estrutura on-premise de datacenter, a ilegra teve o papel de entender como a estrutura funcionava no antigo ambiente, mapear os relacionamentos das aplicações e desenhar planos com o máximo de eficiência e o mínimo, ou nenhum, tempo de indisponibilidade, além de zero chances de perda de dados.
De acordo com Marcos Fábio Faria, Diretor de Tecnologia da GOL, a escolha pela ilegra ocorreu devido à demonstração de senioridade e domínio da empresa, que atua há mais de 20 anos em ambientes críticos de bancos de dados. “Já estamos com muitos resultados positivos, como uma melhoria de performance em torno de 35% nos processos e relatórios, além de 50% de redução nos custos de suporte e operação do novo ambiente”, afirma.
Após a implantação e finalização do projeto, a GOL conquistou melhorias perceptíveis em questões de acesso e processamento, além de janelas de manutenções programadas executadas três vezes mais rápido, relatórios gerenciais rodando em no máximo 40 minutos – antes levavam até três dias para serem gerados.
Para André Flores, Head of Operations & Digital Transformation na ilegra, a consolidação das bases de dados era um objetivo muito claro em todo o decorrer do projeto. “A ilegra foi fundamental para que esse processo acontecesse de maneira eficiente e segura. Entregamos o projeto antes do previsto e, agora, avançamos para um contrato de sustentação e melhoria contínua do novo ambiente pós-projeto”, finaliza.
Sobre a ilegra
A ilegra é uma empresa global de design, inovação e software. Com mais de 21 anos de existência, busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado em constante transformação. Com parcerias estratégicas com Oracle, Google, AWS, GitHub, Hashicorp e DataDog, a companhia possui em seu portfólio de clientes líderes de mercado que têm a inovação em seu DNA, como Whirlpool, FCA, Bradesco, Cielo, Cresol, Orizon, Sompo Seguros, Nidec Global Appliance, AGCO, SBT e Thomson Reuters.
Sobre a Gol Linhas Aéreas
A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 14 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 143 aeronaves Boeing 737.