A crescente demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis é uma realidade em todos os segmentos da sociedade, e fruto disso, produtos naturais, com menos componentes adicionados estão entre os mais procurados. Essa opção por um estilo de vida e alimentação mais saudável também chegou à indústria vinícola, e muitos produtores estão se identificando com essa filosofia na elaboração de seus vinhos.

O vinho é uma bebida oriunda diretamente da fermentação alcoólica do mosto de uvas, e muito da sua qualidade está relacionada à sanidade dos frutos que deram origem a ela.

Nos vinhos naturais, o produtor abre mão da utilização de insumos vitícolas ou enológicos, como leveduras selecionadas, conservantes e clarificantes. A fermentação ocorre através das leveduras que estão naturalmente presentes nas cascas da uva e no ambiente da vinícola, com o mínimo ou nenhuma intervenção humana dentro das mais variadas etapas do processo produtivo. Normalmente, as vinhos naturais são turvos e mais rústicos pois não passam também por processos como clarificação e filtração, preservando assim, todo o corpo e estrutura do vinho.

Já os vinhos orgânicos, são vinhos oriundos de videiras com Certificação Orgânica, ou seja, videiras onde não são autorizadas a utilização de nenhum tipo de defensivos agrícolas no controle de pragas, como pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos. Ao invés disso, são utilizados predadores naturais para esse controle e a consequente manutenção  da sanidade do vinhedo. Os vinhos podem ser naturais ou não, mas os produtores normalmente dão preferência por processos com menor intervenção.

Por fim, os vinhos Biodinâmicos são elaborados a partir de uma filosofia holística, com uma ligação intensa entre todos os elementos que compõem o ecossistema do vinhedo. Além de abordar todas as práticas da agricultura orgânica, toda a vinícola é tratada como um organismo vivo, e todo o trabalho se baseia no calendário biodinâmico (publicado para cada hemisfério e fusos horários relevantes), fornecendo a data e a hora dos principais eventos lunares, solares e planetários, que vão afetar todas as atividades, incluindo plantio, poda, colheita, etc.

Uma curiosidade: muitos produtores adotam as práticas orgânicas nos seus vinhedos, porém preferem não ser certificados, justamente para caso o vinhedo seja acometido por alguma praga, eles possam usar os pesticidas (mesmo que em poucas quantidades) para não correrem o risco de perderem toda a safra.