Com o processo de globalização, o conceito foi permeando a gastronomia, com ajuda da palavra em espanhol, e com as lojas de conveniência novaiorquinas que passaram a ser chamadas de bodega.

Independentemente da veracidade da origem etmológica da palavra, ou mesmo da sua aplicação atual, a Bottega é, certamente, uma referência gastronômica, que reúne produtos como pães, embutidos, acepipes, vinhos e afins.

Esse cantinho onde se pode, praticamente, usar para café, almoço, jantar e noite de amigos já está em Brasília.

Num mercado inundado de opções de comida italiana, uma nova aposta bem certeira é o Bottega Mia, que reúne tudo que se espera da ‘bodega’ e muito mais.

O único “macarrão com feijão” que eu aceito. Cavatelli com favas e mexilhões.

De drinks autorais, vinhos e pratos perfeitamente temperados, como a lasanha à bolonhesa, o nhoque com funghi na massa e o incrível risoto de pato, até sanduíches, foccacias, embutidos e belisquetes para comer lá ou levar para casa.

A Bottega Mia é assim: de “padaria” a petiscaria; de almoço de trabalho a almoço de família; de um jantar romântico a uma noite de bebidinhas com amigos. E a Bottega Mia, de fato, entrega isso.

O tempero do Chef Ville Della Penna continua impecável. São nuances e nuances de sabores e texturas a cada prato, como o delicioso cavatelli, que é uma massa curta, salteado com favas rajadas, linguiça artesanal e mexilhões fresquíssimos com um toque de molho sugo.

A única maneira de me fazer “massa com feijão” feliz e contente, viu?

Outra surpresa inovadora foi a “caponata” feita com uvas tintas e azeitonas, com um toque cítrico delicioso, acompanhada de uma coalhada cremosa de tofu, que estava sensacional e atende paladares restritos à lactose.

Para levar para casa ou para comer na casa: pães, embutidos, entradas, pratos e drinks.

A coquetelaria autoral, com o bartender Gustavo, que veio de São Paulo para trabalhar na Bottega, também impressionou. Tanto que estou louca para voltar e curtir uma vibe de petiscos e bebidas!

Lembrando que praticamente TUDO é feito na casa: dos pães e massas, até os embutidos. Aliás, cabe a ressalva sobre o pastrami, que não achei no ponto ainda. Mas, de resto, pode pedir de olhos fechados, incluindo o prato executivo por 49,90 e absolutamente incrível, além de brunch. Acho melhor parar por aqui, pois não vai caber tanta comida de uma só vez.

Estou torcendo para que a Bottega se torne nossa bodega favorita.

Serviço