O comando de um estado é frequentemente visto como um importante degrau para atingir o topo da carreira política: a Presidência da República. No entanto, a ambição de governadores esbarra na vontade do eleitor. Desde a redemocratização, apenas um governador conseguiu se eleger presidente: Fernando Collor de Mello, em 1989, após comandar Alagoas, um estado de menor dimensão política.

Nas últimas três décadas, 11 ex-governadores disputaram 17 vezes a Presidência da República. Ciro Gomes é o recordista de participações, mas colecionou infortúnios em suas quatro tentativas. Outros governadores, como José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves, também não conseguiram alcançar o objetivo.

Atualmente, quatro governadores são apontados como possíveis candidatos na disputa contra a provável tentativa de reeleição de Lula, em 2026: Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Romeu Zema, de Minas Gerais; Ronaldo Caiado, de Goiás; e Ratinho Júnior, do Paraná.

O Brasil já teve presidentes eleitos com diferentes trajetórias, incluindo Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. A busca pelo Planalto continua sendo um desafio árduo e imprevisível, mas esses governadores persistem na esperança de conquistar o cargo mais alto do país.

Fernando Collor – (crédito foto capa: Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado)