O governo federal anunciou que vai liberar R$3,93 bilhões em pagamentos de abono salarial para os trabalhadores que nasceram nos meses de julho e agosto e que trabalharam com carteira assinada em 2022. Os novos pagamentos começarão na próxima segunda-feira.
O Abono Salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos pela legislação. Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração e ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Os pagamentos do abono salarial são realizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os nascidos em julho e agosto são os primeiros a receber o benefício neste ano. Os pagamentos para os trabalhadores nascidos nos outros meses serão realizados nos próximos meses, de acordo com o calendário estabelecido pelo governo federal.
É possível checar no aplicativo Carteiro de Trabalho Digital ou no Portal.Gov se o cidadão tem direito. Se ainda houver dúvidas, é possível entrar em contato com a Caixa através do telefone 0800 726 0207.
Confira o calendário completo de pagamento: