Irene Maria Ortlieb Cascais, uma voluntária de 84 anos no Hospital de Base do Distrito Federal, é um exemplo inspirador de dedicação e amor. Ela começou seu trabalho voluntário aos 66 anos e hoje visita pacientes no 11º andar do hospital semanalmente. Com sua experiência de vida e desejo de ajudar, oferece apoio emocional e contribui com doações e pequenos gestos que fazem grande diferença na vida dos pacientes. Seu trabalho, mesmo em idade avançada, é reconhecido como essencial para o acolhimento e bem-estar de quem enfrenta momentos difíceis no hospital.

“Eu pensava em parar aos 60 anos, mas, depois de ver a força e a dedicação de dona Irene, decidi continuar com o serviço voluntário até quando eu não puder mais”

Maria das Graças Leocádia de Sousa, presidente do Serviço Auxiliar de Voluntários

Além disso, a história do Hospital de Base está repleta de exemplos de solidariedade. Voluntários de diversas associações, como o Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizam atividades que incluem visitas, doações de kits de higiene e suporte emocional, fortalecendo o espírito de solidariedade na instituição.

“Acho que levo um pouquinho de alegria e esperança para os pacientes”, reforça. “Outro dia, uma jovem com lúpus me contou seu sofrimento. Muito jovem, apenas 22 anos. Acredito que, ao menos, consigo levar um pouco de bem-estar para eles. Eu me sinto útil. Isso é o que mais importa para mim.”