A última obra de Oscar Niemeyer, a Torre de TV Digital, batizada como Flor do Cerrado, receberá neste final de semana uma experiência gastronômica inigualável. Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a cúpula da Torre receberá o Jantar nas Alturas, um evento que celebra a gastronomia, a arquitetura e a cidade de Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade.
Este evento especial marca a estreia do Café Bistrô Brasis, que abrirá suas portas no anel térreo da Flor do Cerrado. Sob o comando da chef Di Oliveira, do Brasis Ateliê Gastronômico, o menu harmonizado em seis etapas valorizará ingredientes nacionais como peixes, temperos e frutas típicas do Brasil.
“Ao projetar a Flor do Cerrado, Oscar Niemeyer privilegiou uma das vistas mais deslumbrantes de Brasília. Em suas cúpulas, já era previsto um restaurante, proporcionando aos clientes a fusão de arte, gastronomia e arquitetura. Hoje, 12 anos após a inauguração da Torre, daremos vida a esse espaço idealizado pelo maior arquiteto do século XX. Queremos que todos tenham a sensação de flutuar sobre o céu da capital”, destaca Di Oliveira.
Distribuído em seis etapas, o menu inclui snacks, amuse, entrada, dois pratos principais e sobremesa, e será concluído com uma releitura de tiramissu com tamarindo e queijo canastra.
No dia 27, o evento será restrito a convidados. As reservas para os dias 28 e 29 de novembro estão disponíveis na página do Brasis Ateliê Gastronômico. Com capacidade para 40 pessoas por noite, o jantar harmonizado custará R$ 550.
Menu degustação – por Chef Di Oliveira
Snacks:
- Camarão, ovas de salmão, limão cravo, capim limão
- Crocreta de abóbora cabotiá, costela, pimenta de cheiro
- Harmonização: Bottega Gold Prosecco Vêneto
Amuse-bouche:
- Carne de onça, manga palmer, mostarda, gengibre
- Harmonização: Caliterra Tributo Gran Reserva (Chardonnay)
Entrada:
- Crudo de surubim, beterraba, cajuzinho do cerrado, broto mostarda
- Harmonização: Alvarinho DOC Vinho Verde Monção e Melgaço
Primeiro prato:
- Lombo de pirarucu, batatas, ervas finas, molho cupuaçu, farofa da chef, pimenta rosa
- Harmonização: Le Rosé de Floridene
Segundo prato:
- Filé mignon, pimenta macaco, cerveja preta, palmito pupunha, rigatoni, alho-poró
- Harmonização: Marques de Tomares Gran Reserva
- Experiência: Porto Messias 10 anos Tawny
Sobremesa:
- Tiramisù, café, creme cappuccino, tamarindo, queijo canastra, mascarpone
- Harmonização: Licor Bottega Nero
Mignardises – serviço de café:
- Mesa de cafés especiais Três Corações com broa de milho, cocada de pé de moleque na colher, bananada, abóbora caramelizada