O Instituto Inhotim, um dos principais centros de arte contemporânea e jardim botânico do Brasil, localizado em Brumadinho, MG, recentemente fez uma descoberta botânica significativa. A revista científica francesa Richardiana publicou um artigo em março deste ano reconhecendo um novo híbrido natural, o Catasetum × inhotimensis, descoberto no Instituto Inhotim no final de 2023 pelo biólogo Lucas Assis.
Este híbrido, resultado do cruzamento natural entre duas espécies diferentes de plantas, Catasetum hookeri e Catasetum lanciferum, foi nomeado em homenagem ao local onde foi encontrado. A descoberta é um dos resultados do Projeto de Atualização de Coleções Botânicas, realizado pela Curadoria Botânica do Instituto no segundo semestre de 2023.
No Instituto Inhotim, a polinização das plantas ocorre naturalmente, com várias espécies diferentes ocupando o mesmo território e a polinização ocorrendo livremente por meio de insetos, pássaros, vento ou outros mecanismos naturais. Ocasionalmente, essa transferência natural de pólen resulta em fecundação e forma sementes férteis para reprodução, dando origem a um híbrido.
Além de sua importância como curiosidade botânica, o Catasetum x inhotimensis tem valor ornamental devido às suas características únicas. A equipe de Jardim Botânico do Inhotim está investindo no estudo de espécies raras e ameaçadas de árvores, palmeiras e aráceas, especialmente dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, para ações de pesquisa e conservação fora de seu habitat natural.
Além disso, o Instituto Inhotim tornou-se o primeiro jardim botânico do Brasil a receber o selo de BGCI Accredited Garden. O BGCI (Botanic Gardens Conservation International) é a maior rede de jardins botânicos do mundo, à qual o Inhotim é filiado desde 2021. A organização é referência na coordenação, capacitação e mobilização de jardins para ações de priorização, planejamento e monitoramento para conservação de plantas.
O processo de certificação teve como objetivo aprimorar a atuação do Inhotim e alinhá-lo com os padrões internacionais estabelecidos na rede. A obtenção deste selo é uma conquista importante para o Inhotim, pois certifica que o Instituto opera segundo os mais altos padrões internacionais para jardins botânicos.
O Instituto Inhotim está aberto para visitação de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-feiras. A entrada custa R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada). A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos, moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim, Amigos do Inhotim e todas as quartas-feiras.
O Inhotim tem a Vale como Mantenedora Master; a Cemig como parceira estratégica; Shell, Itaú e B3 como Patrocinadores Master e conta com o Patrocínio Ouro do Santander, da Volvo e da CBMM. Os patrocínios são viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.