Na último dia 17, tive a oportunidade de visitar a Hemoclínica, um banco de sangue localizado na 716 Sul – Asa Sul, em frente ao laboratório Exame e ao lado direito do Hospital Santa Lucia. Como doadora de medula, entendo a importância de doar sangue e a necessidade de conscientizar mais pessoas sobre este ato de amor e solidariedade.

Os bancos de sangue estão enfrentando uma queda significativa nos estoques de sangue neste mês de abril. A diminuição do fluxo de doadores desde o início do ano, combinada com o aumento da demanda por transfusões devido à epidemia de dengue, são fatores que impactam diretamente os estoques.

Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boa saúde. Existem restrições para aqueles que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceram recentemente, bem como para aqueles que tiveram dengue, gripe ou Covid-19.

Tipos de Doadores

Existem vários tipos de doadores, cada um com sua importância única no processo de salvar vidas. Alguns deles incluem:

  1. Doador de Medula: A doação de medula óssea pode ser a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
  2. Doador de Sangue: O sangue doado é usado em diversas situações, como cirurgias, tratamentos de câncer e acidentes graves.
  3. Doador de Plaquetas: As plaquetas são vitais para a coagulação do sangue, e são frequentemente necessárias para pacientes com câncer e vítimas de queimaduras.

Tive a oportunidade de conversar com Solange Fernandes, supervisora da captação e coleta de doadores do Banco de Sangue da Hemoclínica DF. Ela destacou a importância da doação de sangue, dizendo: “Doar sangue é doar vida, o nosso corpo precisa de pelo menos 5 litros de sangue para se manter saudável.”

Ela também ressaltou que o sangue não é um medicamento que podemos comprar na farmácia para fazer um tratamento e ser curado. “Só é possível receber a transfusão a partir do seu gesto de amor e solidariedade, não dói, não causa mal à saúde e não tem risco de contaminação.”

Seja um herói, salve uma vida!

A doação de sangue é um ato simples, rápido, seguro e solidário. A doação de sangue salva vidas de pacientes que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Solange encoraja todos a se tornarem doadores: “Seja um doador, seja um herói de alguém, salve vida!!!” Ela também mencionou que a Hemoclínica trabalha com coleta externa, então se você tiver um grupo e interesse em criar uma parceria, eles podem ir até você.

Para mais informações, entre em contato com a Hemoclínica. Eles estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Lembre-se, a doação de sangue é um ato de amor ao próximo. Seja um doador e faça a diferença na vida de alguém hoje!

por Rochelly Costa