A Genera realizou um estudo abrangente, analisando mais de 260 mil DNAs, para traçar um perfil genético da população brasileira. Este estudo revelou informações fascinantes sobre a ancestralidade de cada estado e região do Brasil, incluindo Brasília, a capital do país.
Brasília, a terceira capital do Brasil após Salvador e Rio de Janeiro, foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Desde então, a cidade tem atraído migrantes de todas as regiões do Brasil, tornando-se um verdadeiro indicador do perfil do povo brasileiro.
Os primeiros moradores a chegarem na cidade foram principalmente os nordestinos que trabalharam na construção do município. Hoje, Brasília é a terceira cidade mais populosa do Brasil, com uma população de mais de 2,8 milhões de pessoas.
Antes da chegada dos colonizadores, a região onde Brasília está localizada atualmente era ocupada por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê, que inclui os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, entre outras populações originárias.
O estudo revela que a população de Brasília tem uma rica mistura de ancestralidades, refletindo a diversidade do povo brasileiro. Esta diversidade é um testemunho da história única de Brasília e do Brasil como um todo.