A partir da próxima legislatura, em 2027, haverá uma mudança significativa no calendário político do Distrito Federal. A posse dos deputados distritais, do governador e do vice-governador ocorrerá sempre em 6 de janeiro, ao invés do tradicional dia 1º de janeiro.
Esta alteração foi oficializada pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na última segunda-feira (27).
A mudança na data de posse também se aplica aos administradores regionais e secretários de Estado, proporcionando uma uniformidade no início dos mandatos.
Apesar da mudança na data de posse, a eleição para governador e vice-governador do Distrito Federal, que tem um mandato de quatro anos, continuará a ocorrer no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo do mesmo mês, caso haja segundo turno. Os vencedores assumirão seus cargos em 6 de janeiro do ano subsequente.
No caso da CLDF, a Casa se reunirá na mesma data, 6 de janeiro, para a cerimônia de posse dos integrantes da Mesa Diretora. Estes são eleitos na primeira quinzena de dezembro da segunda sessão legislativa ordinária. O mandato dos membros da Mesa Diretora tem duração de dois anos, com a possibilidade de uma única reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura ou na seguinte.