Considerada a Terra Santa do vinho, a região francesa da Borgonha é responsável pela produção de alguns dos rótulos de maior prestígio em todo o mundo. Reunindo condições de solo e clima perfeitos, sua tradição vitivinícola remonta ao Século I, com uma história de sucesso riquíssima e consolidando-se como a região vitivinícola dos rótulos mais procurados e admirados em todo o mundo, onde a demanda por seus vinhos é bem maior do que a oferta.

Sinônimo de elegância, complexidade e sofisticação, seus vinhos traduzem a mais pura e verdadeira expressão das uvas Chardonnay e Pinot Noir, sendo referência mundial para todos os amantes da bebida e, principalmente, para produtores, enólogos e sommeliers.

A Maison Arnaud Boué está instalada em Côte d´Or, mais precisamente no coração da região de Hautes-Côtes de Nuits, em uma relíquia arquitetônica de 1789, sendo testemunho da alma apaixonada da vinificação da Borgonha.

Produzindo atualmente vinhos orgânicos nas mais diversas Apelações de Origem (A.O.C.) da Borgonha, o enólogo Arnaud Boué possui um currículo invejável, com formação em Bourgogne e passagem por Bordeaux e Nova Zelândia. Sua produção é artesanal e de pouquíssimo volume, alguns rótulos com apenas 300 garrafas.

A filosofia de cultivo e da vinificação de seus vinhos adota as práticas orgânicas, sem utilização de produtos químicos nos vinhedos, com a utilização de leveduras nativas na fermentação de seus vinhos, uso de apenas barris usados (2º a 7º uso) para estabilização e afinamento, além de pouquíssimo uso de sulfitos. A opção de não usar barricas de carvalho novas nos vinhos, nem mesmo nos vinhos Grand Cru, é exatamente para que o terroir possa ser fielmente expressado em cada taça, sem sobreposição da madeira à fruta.

Com importação exclusiva no Brasil pela “Canal do Vinho Wine Brokers”, Arnaud Boué esteve no país para uma série de eventos para a divulgação de seus vinhos. Foram jantares harmonizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e uma Masterclass em Brasília, onde a equipe do Imprensa Brasília esteve presente.

Durante a Masterclass, que aconteceu na recém inaugurada e encantadora sede da Canal do Vinho Wine Brokers, Arnaud demonstrou toda a sua paixão e devoção pelo mundo do vinho, e todo o seu profissionalismo e profundo conhecimento da arte da vinificação.

Foram degustados 8 (oito) rótulos do portfólio da Maison Arnaud Boué:

  • Bourgogne Blanc 202210 meses em barricas de carvalho francês – 600 garrafas produzidas
  • Hautes-Côtes de Nuits Blanc 202010 meses em barricas de carvalho francês – 1200 garrafas produzidas
  • Bourgogne Rouge 202016 meses em barricas de carvalho francês – 3500 garrafas produzidas
  • Nuits-Saint-Georges 201916 meses em barricas de carvalho francês – 900 garrafas produzidas
  • Gevrey-Chambertin 2019 16 meses em barricas de carvalho francês – 600 garrafas produzidas
  • Nuits-Saint-George 1er Cru Les Saints Georges 201916 meses em barricas de carvalho francês – 300 garrafas produzidas
  • Nuits-Saint-Georges 1er Cru Les Chaboeufs 201716 meses em barricas de carvalho francês – 300 garrafas produzidas
  • Corton Grand Cru 2018 16 meses em barricas de carvalho francês – 300 garrafas produzidas

Os vinhos apresentados, dentro dos diversos níveis das Apelações de Origem, e de suas respectivas tipicidades, são simplesmente impecáveis. Os exemplares “de entrada” da vinícola no Brasil, das Apelações Regionais (Bourgogne Blanc e Bourgogne Rouge), são leves, frescos e muito fáceis de beber, enquanto os exemplares das Apelações Village (Nuits-Saint-Georges e Gevrey-Chambertin) expressam suas tipicidades mais características: o primeiro com suas nuances delicadas e sedosas, e o segundo com sua rusticidade e suculência.

Os vinhos das Apelações 1er Cru e Grand Cru foram um show à parte durante a degustação. Os 1er Cru de Nuits-Saint-Georges trouxeram um perfil aromático intenso, com uma fruta madura linda no nariz e no paladar, com taninos muito bem polimerizados nos seus 16 meses de maturação em carvalho, e final persistente. O Corton Grand Cru chegou com toda a sua complexidade e elegância, trazendo aromas em camadas, alternando notas terrosas e florais secas, com terciários já evidentes e acidez viva. Um vinho longevo e que faz jus à fama das Apelações de Origem Grand Cru.

Maiores informações e a disponibilidade dos rótulos para venda, acesse Canal do Vinho Wine Brokers