Em um evento sem precedentes, a Arábia Saudita, um país muçulmano ultraconservador, testemunhou seu primeiro desfile de maiôs. O desfile ocorreu na última sexta-feira, 17 de maio, se tornando um marco histórico no país, onde as mulheres até recentemente não tinham permissão para sair sem a longa abaya preta.

As modelos desfilaram à beira de uma piscina, exibindo as criações da estilista marroquina Yasmina Qanzal. “Quando viemos para cá, entendemos que um desfile de maiôs na Arábia Saudita era um momento histórico, pois é a primeira vez”, declarou Qanzal à AFP.

O desfile aconteceu no segundo dia da primeira edição da Semana de Moda no Mar Vermelho, em um grande hotel de luxo na ilha de Ummahat Alshaikh, na costa oeste da Arábia Saudita, acessível apenas por barco ou hidroavião.

A Arábia Saudita, berço do wahhabismo, uma interpretação puritana do islamismo, lançou nos últimos anos reformas sociais sob o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. As reformas aliviaram as restrições impostas às mulheres e abriram a economia do país para o entretenimento.

“É verdade que este país é muito conservador, mas tentamos mostrar maiôs elegantes que representam o mundo árabe”, afirmou Qanzal. Shouq Mohammed, uma influenciadora de moda síria que assistiu ao evento, comemorou: “É a primeira vez que um desfile de maiôs acontece na Arábia Saudita, mas por que não? É possível e nós conseguimos aqui”.

Raphael Simacourbe, um influenciador francês também presente, considerou que o desfile foi “um grande sucesso” no contexto saudita. “É muito corajoso da parte deles fazer isso hoje, então estou muito feliz de assistir”, disse.

Este evento representa um passo significativo na evolução social da Arábia Saudita e é um testemunho das mudanças progressivas que estão ocorrendo no país.