Confira as dicas do sommelier do Dia a Dia para acertar na escolha dos rótulos
Com a chegada do período natalino, as ideias para a festividade são as mais diversas. E, para acompanhar a tradicional ceia, o sommelier do Atacadão Dia a Dia, Cleiton Dias, traz diversas dicas de vinhos para harmonizar com todos os pratos, desde o convencional salpicão até um prato mais gourmetizado.
Engana-se quem acha que para as comemorações natalinas as bebidas que combinam com os pratos são apenas aquelas tradicionais, como espumantes, refrigerantes ou sucos. Um bom vinho também se encaixa perfeitamente com os pratos da ceia, porém, a mistura de sabores e diversidade das receitas podem confundir um pouco quem busca as harmonizações perfeitas.
Para ajudar os fãs de vinho, o sommelier do Dia a Dia dá algumas dicas de harmonizações para pratos natalinos. De acordo com Cleiton, há vinhos que combinam com cada uma das receitas. A ceia de Natal, é um momento especial de encontro e reunião familiar, por isso merece uma seleção de vinhos que harmonize bem com os pratos servidos.
Espumantes são uma ótima opção para a ceia, pois combinam com todas as guarnições e pratos principais que são comuns na época. Para acompanhar as entradas, os do tipo brut, como os da Perini e da Casa Valduga, são uma ótima pedida, pois vão bem com bolinho de bacalhau, bruschetas, antepasto de berinjela entre outros petiscos e ainda possuem uma ótima relação custo-benefício.
Se o prato principal for bacalhau, uma das combinações mais clássicas é o vinho branco e o que não falta nas lojas do Dia a Dia é opção. Destaque para o Quinta da Bacalhôa, o Susana Balbo Signature Torrontés ou Angélica Zapata Chardonnay. Para os pratos com aves, as dicas são os brancos Santa Ema Amplus Chardonnay, o Crios Torrontés ou Terras Lusas Reserva. Para quem curte um vinho rosé, a sugestão é o espanhol Albali, o português Mariana, um alentejano muito equilibrado nos taninos e corpo, bem como o argentino Sol fa Soul, assinado pelo renomado Marcelo Pelleriti.
Já o peru, uma ave de sabor mais intenso, deve ser acompanhado de vinhos tintos de corpo leve e taninos suaves. Como sugestão, o Santa Ema Gran Reserva Pinot Noir, Terras Lusas Tinto DOC, Santa Ema 60/40 Cabernet Sauvignon com Merlot, Côtes du Rhone AOC Urbain V ou Brunelli Amareto são indicações que caem bem com o prato. Para sobremesa, os champagne Piper Heidsieck Cuvée Brut e o Perrier Jouet Grand Brut, são sugestões para quem pretende apreciar com uma experiência inigualável. Já para quem busca relação custo-benefício, os espumantes Terra Vega Brut Branco ou Rosé, o Freixenet Cordon Negro ou Rosado, Espumante Garibaldi Pinot Noir ou Chardonnay e a linha Procedências da Vinícola Aurora, são uma ótima opção para harmonizar com as castanhas e nozes. Sobremesas mais adocicadas podem ser harmonizadas com os espumantes demi sec ou Moscatel, a exemplos do Perini Aquarela, Freixenet Ice ou Carta Nevada.