Sabe aquela história de que a boca é a porta de entrada do corpo?! Então, no nosso corpo não temos partes separadas, temos integração e existe uma inter-relação muito grande entre a saúde da boca e do restante do corpo.


Algumas condições sistêmicas como diabetes, doenças cardiovasculares, pulmonares e até obesidade e parto prematuro, podem sofrer alterações e serem agravadas pela escassez de cuidados com a saúde bucal.

Diabetes. Condição bidirecional. A inflamação acusada pela doença gengival dificulta o controle metabólico da diabetes e a própria diabetes como condição inflamatória sistêmica favorece o desenvolvimento das doenças gengivais.

Doenças pulmonares: bactérias patogênicas podem ser aspiradas e causar infecções pulmonares ou agravar quadros pulmonares já instalados.

Doenças cardiovasculares: a inflamação gengival pode disseminar bactérias através da corrente sanguínea causando por exemplo um quadro de endocardite.

Obesidade: doença crônica que leva à produção de um nível mais elevado de proteínas inflamatórias e alterações na relação a resistência insulínica, que faz da obesidade um fator de risco para doenças periodontais.

Parto prematuro e bebes com baixo peso: a doença periodontal se torna um fator de risco para esses acontecimentos visto que a doença é os agentes microbianos associados a ela, alteram os níveis de mediadores no combate das infecções na boca.

Por isso vale ressaltar a importância dos cuidados diários e o acompanhamento com seu dentista de confiança.

Drª Leíza Penedo
CRO DF 5710
Ortodontista, Periodontista e especialista em Odontologia Hospitalar
Colunista Saúde | Imprensa Brasília