Especialista destaca a importância de prevenção e tratamento para minimizar dores articulares em pets idosos na estação mais fria do ano
As baixas temperaturas podem afetar a circulação sanguínea em cães idosos, levando à rigidez e dor nas articulações. O frio pode agravar condições articulares existentes, como osteoartrose e artrite. Os cães idosos são mais suscetíveis a essas dores devido a alterações metabólicas, já que o organismo se torna menos eficiente em regular a temperatura corporal e, geralmente, possuem articulações desgastadas.
Entendendo as Dores Articulares
Segundo o Dr. Renato Barbosa, ortopedista e neurocirurgia veterinário do Hospital Veterinário Star Vet, as doenças articulares mais comuns em cães idosos incluem osteoartrose secundária a doenças articulares de origem genética, como displasia coxofemoral, displasia do cotovelo, luxação de patela e osteocondrite dissecante do ombro. “Outras causas podem ser lesões traumáticas, insuficiência do ligamento cruzado cranial do joelho, fraturas ou infecções articulares. Sinais clínicos de dores articulares incluem claudicação, rigidez articular após repouso, relutância em passear, subir escadas ou saltar, lamber excessivamente as articulações doloridas e inchaço ou vermelhidão nas articulações afetadas”, ilustra o Dr.
Prevenção e Cuidados
Medidas preventivas incluem evitar o sobrepeso dos pets, manter o cão aquecido com roupas ou cobertores, fornecer uma cama macia e confortável, isolada do chão com tapetes emborrachados, evitar pisos escorregadios, oferecer uma dieta saudável e equilibrada e levá-los para caminhadas regulares, respeitando o limite de cada animal. “Para garantir que os cães idosos permaneçam aquecidos e confortáveis em casa, recomenda-se isolar a cama com um tapete emborrachado, evitar locais com correntes de ar, colocar uma manta ou cobertor sobre o cão quando ele estiver dormindo e vestir o cão com roupinhas para pets”, explica Barbosa.
Exercícios Específicos
O ortopedista veterinário ainda recomenda incluir fisioterapia com médico veterinário habilitado, caminhadas sobre pisos não escorregadios, natação em piscina aquecida e hidroterapia em água morna.
Alimentação e Suplementação
A alimentação influencia diretamente na saúde articular dos cães idosos. Uma dieta saudável e equilibrada ajuda a manter um peso adequado, reduzindo a sobrecarga articular. Suplementos como colágeno tipo II, glucosamina e condroitina ajudam na produção e qualidade do líquido sinovial, desacelerando o processo degenerativo articular. Suplementos recomendados incluem UC II, glucosamina, condroitina, MSM, ômega-3 e curcumina. A hidratação é fundamental para a saúde de qualquer paciente, auxiliando no funcionamento e manutenção do sistema renal.
Tratamento e Atendimento Médico
Tratamentos comuns para dores articulares incluem fisioterapia tradicional e shock-wave, acupuntura, hidroterapia, condroprotetores e anti-inflamatórios e/ou analgésicos sob prescrição veterinária. Adaptações no ambiente de casa para reduzir os riscos de dores articulares incluem isolar a cama com um tapete emborrachado, colocar tapetes antiderrapantes em pisos lisos, remover objetos que possam causar tropeços ou quedas, evitar que subam e desçam escadas, camas ou sofás, e manter a casa aquecida.
Sinais de Alerta e Monitoramento
Sinais de alerta de que um cão idoso pode estar sofrendo intensamente com dores articulares incluem falta de disposição para passear, brincar e se alimentar, passos curtos ou rígidos, dificuldade para se levantar, sentar ou deitar, dificuldade para se agachar ao fazer necessidades fisiológicas, mancar, ficar mais tempo deitado, lamber ou mordiscar as articulações. Renato dá a dica: “Tutores podem monitorar a saúde articular observando a mobilidade, atividade, apetite e condição das articulações”.
Conselhos Adicionais
Por fim, o Dr recomenda manter o peso do cão controlado, evitar exercícios extenuantes, levar o cão ao veterinário regularmente para check-ups e exames e, se possível, consultar um veterinário ortopedista para tratar problemas articulares.
“O Hospital Veterinário Star Vet fornece orientações detalhadas e práticas para ajudar tutores a melhorar o conforto e a qualidade de vida de seus cães idosos durante o inverno, minimizando as dores articulares”, conclui.