A alimentação tem importante papel na saúde cerebral e diversos nutrientes, presentes em alguns alimentos, são grandes aliados para uma mente sã e boa memória. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas e peixes oleosos pode melhorar o desempenho do cérebro. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que os itens ricos em vitaminas e gorduras benéficas contribuem para o bem-estar e preservação de uma boa massa cinzenta ao longo do tempo. “Minerais, que possuem ação antioxidante e evitam danos nos neurônios, são fundamentais para melhorar a memória e ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças como depressão, demência, Alzheimer ou Parkinson, por exemplo”, diz.
A especialista destaca alguns dos nutrientes que devem fazer parte do cardápio de quem quer se manter saudável, de bem com a vida e a memória em dia.
Ômega-3: é encontrado nos peixes, na linhaça, chia e castanhas. O DHA e o EPA, que compõem o ômega-3, apresentam propriedades que favorecem as funções cognitivas, principalmente o DHA, que atua na produção de novos neurônios, neuroproteção e transmissão de sinais. “Estudos indicam que o DHA pode melhorar significativamente o desenvolvimento cognitivo em crianças, sendo essencial, inclusive, a sua suplementação na gravidez”, diz Thamires.
Magnésio: presente em quantidades significativas no abacate, banana, feijão preto, gergelim, castanha de caju, salmão, espinafre e cacau. “É um dos minerais mais importantes para o nosso organismo. Entre os benefícios está a sua capacidade de potencializar a ação cerebral favorecendo a neuroplasticidade e elevando a atividade cerebral, contribuindo para o aprendizado e a memória de curta e de longa duração. Além disso, o magnésio está relacionado à produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade e a manter a saúde mental e psicológica”, diz a especialista.
MCT: presente no óleo de coco. “O óleo de triglicerídeos de cadeia média (MCT) tem efeitos na capacidade cognitiva e melhora energia, foco e concentração. Estudos até apontam uma eficácia na prevenção de Alzheimer”, afirma Thamires..
Colina: encontrado em sua forma mais concentrada na gema do ovo, mas também no fígado de frango, salmão e bacalhau. “É uma das vitaminas do Complexo B (B8) que apresenta um papel relevante na ação cerebral, isso porque ela é necessária para produzir acetilcolina, um neurotransmissor importante para a memória e para o humor. Para o desenvolvimento infantil, o nutriente tem participação na regulação da memória e da atenção.
Thamires ensina 4 receitas com alimentos que ajudam a memória.
Toast de aveia com ovo e espinafre
4 colheres de sopa de aveia em flocos finos
5 colheres de sopa de água
Queijo a gosto
1 ovo
Espinafre a gosto
Modo de preparo:
Misture a aveia e a água em uma vasilha e deixe descansar de um dia para o outro por pelo menos 6 horas, para que a aveia hidrate na água. Depois de hidratada, coloque essa mistura em uma frigideira, espalhe com uma colher, no formato de uma panqueca e deixe cozinhar até dourar. Vire e doure o outro lado. Coloque o queijo por cima, tampe a frigideira, deixe derreter, desligue o fogo e reserve. Quebre o ovo na frigideira e mexa até ficar na consistência cremosa de ovo mexido. Adicione o espinafre e cozinhe um pouco. Coloque esse recheio no toast, feche e sirva.
Salmão com manteiga de ervas
2 postas de salmão
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho descascados e amassados
1 colher de sopa de cheiro-verde picado
1 colher de sopa de tomilho
Suco de 1/2 limão
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Disponha o salmão sobre a panela com a pele virada para baixo e frite por 3 minutos. Enquanto isso, tempere o outro lado com sal e pimenta-do-reino. Após, vire o peixe para dourar o outro lado. Desligue o fogo, transfira para um prato e reserve. Na mesma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o alho e doure. Desligue o fogo, junte o cheiro-verde, o tomilho e o suco de limão e mexa para incorporar. Disponha a mistura sobre os peixes e sirva em seguida.
Banana assada com canela e óleo de coco
8 bananas da terra bem maduras
4 a 6 colheres de sopa de óleo de coco
Canela a gosto
Mel
Modo de preparo:
Fatie as bananas bem finas. Coloque-as em uma ou duas assadeiras, fazendo apenas uma camada da fruta. Regue as bananas com óleo de coco e bastante canela. Asse em forno pré-aquecido a 220° e vire as fatias depois de cerca de 30 minutos, quando a parte de baixo estiver corada. Se quiser usá-las como sobremesa, leve à mesa com um sorvete cremoso junto!
Pão de linhaça sem glúten
3 ovos
1 xícara de chá de farinha de arroz
½ xícara de chá de farinha de linhaça
½ xícara de chá de polvilho doce
1 colher de café de sal
1 colher de sopa rasa de açúcar
½ xícara de chá de água
½ xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:
Em um recipiente ou batedeira, misture todos os ingredientes líquidos. Bata até formar uma mistura homogênea. Após, adicione os demais ingredientes aos poucos, principalmente as farinhas. Adicione por último o fermento. Não é necessário sovar a massa. Unte uma forma para pão, usando manteiga e farinha de arroz. Distribua a massa de maneira uniforme na forma. Pré-aqueça o forno a 180C e coloque o pão para assar por aproximadamente 40 minutos. Desligue o forno e aguarde um pouco antes de retirar o pão.