Em homenagem ao 58º Dia Mundial das Comunicações, que ocorre este ano no dia 12 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, ocorreu um bate-papo especial nesta sexta-feira (10). O tema central do encontro foi “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. O evento contou com a presença do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e do renomado comunicador Gerson Camarotti.
O evento atraiu cerca de cem inscritos, incluindo comunicadores sociais, jornalistas de diversos meios de imprensa e membros da Pastoral da Comunicação das paróquias da Arquidiocese. Após a apresentação dos participantes feita pelo Pe. Roger Araújo, Dom Paulo Cezar fez uma oração pelo povo gaúcho, que está sofrendo com uma tragédia.
A Perspectiva de um Comunicador sobre a Mensagem do Papa
Gerson Camarotti foi o primeiro a falar. Ele comentou a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações, sob a perspectiva de um jornalista. Camarotti discutiu a importância da Inteligência Artificial (I.A.), bem como as dificuldades e perigos que ela apresenta para a humanidade.
Ele citou a próxima viagem do Santo Padre ao encontro do G7, na Puglia, no sul da Itália, onde o tema da Inteligência Artificial será discutido. Camarotti também falou sobre os perigos das Fake News e da Deep Fake, que a I.A. tem capacidade de produzir, enganando muitas pessoas. Ele lamentou que as informações falsas e o discurso de ódio sejam frequentemente o que mais engaja e move o algoritmo.
Aspectos Teológicos da Mensagem
Dom Paulo Cezar, focando no aspecto teológico da mensagem do Papa Francisco, afirmou que como Arcebispo Metropolitano de Brasília, ele tem a responsabilidade de falar sobre o tema da Inteligência Artificial. Ele citou a fala de Romano Guardini sobre a mudança do mundo e enfatizou a importância de não se isolar do mundo em constante mudança.
Ele também lembrou que a mensagem para o 58º Dia Mundial das Comunicações segue a mensagem publicada para o Dia Mundial da Paz de 2024, que já tratou do tema da Inteligência Artificial. Dom Paulo afirmou que a inteligência fria, proporcionada pela Inteligência Artificial, faz com que se perca o relacionamento entre os homens, perdendo, assim, sentimentos humanos e a sabedoria, que é própria do ser humano.
Em resumo, o Bate-Papo foi uma oportunidade valiosa para discutir o impacto da Inteligência Artificial na sociedade e na comunicação, e destacou a importância de usar esses meios de informação para o bem, propagando o bem e não causando o mal.
Para acessar a Mensagem do Papa para o 58º Dia Mundial das Comunicações, clique aqui
foto: Arquidiocese de Brasília