Amanda Baroni – 29\01\2024 – 18:08.
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), entre os dias 1º de janeiro até o último dia 20, foram notificados 17.150 casos suspeitos de dengue na capital federativa, dos quais 16.628 eram suspeitas prováveis. Segundo matéria do Globo, o governo decretou estado de emergência de saúde pública.
As regiões de Brazilândia e Sol Nascente/ Por do Sol, são as mais afetadas, com 1.506,70 e 1.086,88 casos, respectivamente.
Fonte: Boletim Epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância à Saúde e Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Ainda de acordo com a SES-DF, no ano de 2023 foram enviadas 3.546 amostras para PCR, sendo 1.009 reagentes para dengue no Distrito Federal. No mês de novembro foi diagnosticada predominância do sorotipo 2.
Além disso, o perfil mais frequente de casos com sintomas de dengue também têm gênero. Dados da Secretaria de Saúde mostram que mulheres idosas entre de 70 a 79 anos lideram com mais 600 casos. Depois delas, grupos da faixa etária de 20 a 29 anos e mais de 80 anos, independente do gênero, somaram mais de 500 casos cada um.
A SES-DF ressalta que regiões com aumento de casos estão recebendo ações intensificadas nas últimas semanas, através de visitas domiciliares, eliminação de criadouros, aplicação de pastilhas larvicidas e aplicação de UBV Costal e UBV pesado, o “fumacê”, voltado aos mosquitos já adultos com aplicação das 17h às 19h.
Cerca de 700 profissionais dos 15 núcleos de Vigilância Ambiental visitam imóveis em busca do Aedes Aegypti, realizando inspeção, verificação e eliminação de possíveis criadouros. Além de residências, são verificados terrenos abandonados, borracharias, floriculturas e outros espaços considerados de risco para a proliferação. A Vigilância Ambiental também iniciou as visitas aos sábados para aumentar a eficiência dessas inspeções.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal esclarece que foi montado o Plano de Enfrentamento da Dengue e Outras Arboviroses válido para o triênio (2024 – 2027), disponível em seu site, onde uma das medidas é a instalação de tendas em locais que apresentem mais infectados, já disponíveis para assistência à população.
As tendas estão próximas às sedes das administrações regionais de nove Regiões Administrativas e oferecem tratamento para casos leves de dengue, com hidratação dos pacientes, além de testes e orientações sobre como enfrentar os sintomas.
As tendas estão montadas nos seguintes endereços:
Administração Regional de Samambaia. Endereço: Centro Urbano – Samambaia Sul.
Administração Regional de Brazlândia. Endereço: Quadra 16 – Setor Tradicional.
Administração Regional de Ceilândia. Endereço: QNM 13.
Administração Regional do Sol Nascente / Pôr do Sol. Endereço: SHSN VC 311 Trecho II.
Administração Regional de Sobradinho. Endereço: Quadra Central – Setor Administrativo.
Administração Regional do Recanto das Emas. Endereço: Quadra 206 – Av. Recanto das Emas.
Administração Regional de São Sebastião. Endereço: Quadra 101 Conjunto 8.
Administração Regional da Estrutural. Endereço: Setor Central.
Administração Regional de Santa Maria. Endereço: Quadra Central 1 Conjunto H.
Os espaços funcionam diariamente das 7h às 19h, com previsão de extensão do serviço para os próximos 45 dias.