Alex Atala (D.O.M.) e Rodrigo Oliveira (Mocotó) abrem as comemorações dos 25 anos da Baco Pizzaria, eleita duas vezes a melhor pizzaria do Brasil – e a melhor de Brasília por 23 vezes – pela mídia especializada. No mês de março, a pizzaria oferece sabores criados pelos chefs paulistanos para o festival “A Pizza com a Cara do Brasil”.
Na pizza de Alex Atala, queijos artesanais brasileiros aparecem na companhia de pancs (plantas alimentícias não-convencionais). A massa napolitana da Baco recebe requeijão de corte e queijo tulha, ambos produzidos pela Fazenda Atalaia, em Amparo (SP). A receita é finalizada com taioba, ora-pro-nóbis, lambari-roxo, beldroega, microverdes e flores comestíveis diversas.
Já Rodrigo Oliveira optou por sabores nordestinos para sua criação. A estrela da pizza é a carne de fumeiro – porco defumado, tradicional do Recôncavo Baiano – preparada pela Charcutaria Artesanal Amoreira, em Santaluz (BA). Requeijão do norte, picles de cebola-roxa e coentro fresco completam a cobertura.
Gil Guimarães, chef e proprietário da Baco, conta que a ideia é mostrar a diversidade da gastronomia brasileira com base na pizza tradicional de Nápoles. “Temos sabores sertanejos, da Amazônia, do cerrado, do sul do país”, diz. “Todos diferentes entre si, mas todos com a identidade Baco.”
A celebração se estende até o fim do ano. A cada mês, dois chefs convidados apresentam suas receitas. Entre os participantes, estão Thiago Castanho (Sororoca Bar, SP), Janaina Torres Rueda (A Casa do Porco, SP), Katia Barbosa (Aconchego Carioca, RJ), Saulo Jennings (Casa do Saulo, PA), Guga Rocha (João Brasileiro, DF) e Fabricio Lemos (Origem, BA).
Os sabores do festival “A Pizza com a Cara do Brasil” estão disponíveis nas unidades da Baco da Asa Sul e da Asa Norte, além da Casa Baco do Casa Park.