Polícia Civil do DF emitirá, gratuitamente, o documento nas próximas edições do Fecomércio Mais Perto de Todos; veja as datas e renove sua identidade
O projeto social Fecomércio Mais Perto de Todos contará com mais uma parceria a partir deste mês. A Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) passará a integrar a caravana de serviços formada pela Federação do Comércio, Sesc-DF, Senac-DF, Instituto Fecomércio-DF, Caesb, Defensoria Pública e Neoenergia. A instituição emitirá, gratuitamente, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao longo dos dois dias de evento de cada edição. O acordo que selou a parceria foi fechado pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire e pelo delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, na presença do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que participou do encontro realizado na sede da PCDF.
“É com muita satisfação que incorporamos a Polícia Civil do DF ao nosso time de parceiros do Fecomércio Mais Perto de Todos. É uma honra para nós contar com o apoio de uma das instituições mais respeitadas pela população do DF, que oferecerá um serviço tão importante, de maneira prática e eficiente para os participantes do nosso projeto. Tenho certeza que haverá muita demanda os atendimentos farão muito sucesso”, declarou Aparecido.
Segundo o delegado-geral da PCDF, a parceria ajudará a expandir os serviços da corporação. “Será extremamente positivo, pois sabemos que o projeto da Fecomércio-DF possui excelência no atendimento à população. Esperamos, com isso, ampliar o acesso das pessoas à emissão e atualização do documento de identidade”, explicou Carvalho.
A nova CIN é um marco importante na unificação dos documentos de identificação no Brasil, uma vez que adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral (RG nacional).
A PCDF explicou que não será cobrada taxa para a emissão do primeiro documento, mesmo para quem já teve uma ou mais vias expedidas do modelo anterior. No entanto, para aqueles que já possuem a nova CIN, será cobrada uma taxa de R$ 42 para a emissão da segunda via.
Documentos necessários
O primeiro passo para emissão da CIN é checar se o CPF está regular pelo site da Receita Federal. Caso não esteja, é necessário regularizar a situação junto ao órgão. Já com o CPF em dia, basta levá-lo, com a Certidão de Nascimento ou de casamento (atualizada, em via original, em versão física ou meio digital ou cópia autenticada em cartório) até a unidade móvel da PCDF no Fecomércio Mais Perto de Todos. A fotografia do novo documento será feita no ato do atendimento, portanto não é necessário levar foto.
Próximos eventos:
⇒ 12 e 13 de julho – Estrutural
⇒ 2 e 3 de agosto – Gama
⇒ 6 e 7 de setembro – Riacho Fundo II
⇒ 4 e 5 de outubro – Samambaia.
*Com informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)
Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira