Crédito da foto de capa: www.hirshhorn.si.edu

A criatividade e a força dos artistas brasileiros continua celebrada mundo afora. Dessa vez, o olhar encantador e único dos artistas plásticos Gustavo e Otavio Pandolfo chega à capital dos Estados Unidos com quase mil obras de arte na exposição Endless Story.

Para quem pratica turismo “hard core” e está sempre buscando novas viagens, Washington, DC já é um destino conhecido e procurado por sua diversidade. Poder político, história, gastronomia e arte se misturam no centro urbano que atrai pessoas do mundo inteiro.

Neste mês de setembro, Washington DC recebe novos e empolgantes eventos e performances que adicionam ainda mais vida à cidade.

O calendário de atrações começa dia 23 de setembro, com a inauguração da “The People’s House”, um projeto ousado que propõe uma experiência imersiva sobre a história e o legado da Casa Branca, instalado em plena Avenida Pensilvânia: uma réplica da Casa Branca, com o seu Jardim das Rosas e Salão Oval, além de galerias multimídia que recriam momentos históricos, será parada obrigatória para locais e visitantes.  

De 26 de setembro a 13 de outubro é a vez da “Theatre Week” e apresentações teatrais que variam de dramas clássicos a peças contemporâneas.  

Foto: divulgação

Para a torcida e orgulho brasileiro, porém, é a exposição OSGEMEOS: Endless Story que finalmente tem abertura confirmada para o dia 29 de setembro. Essa primeira edição em DC será a maior dos Estados Unidos já feita pelos artistas brasileiros gêmeos idênticos, Gustavo e Otavio Pandolfo, que terão mais de mil obras expostas no terceiro andar do Museu e Jardim de Esculturas Hirshhorn do Smithsonian até 3 de agosto de 2025. 

Foto: divulgação

A mostra vai retratar os bastidores do processo criativo dos irmãos que ficaram conhecidos por seus personagens surreais e coloridos, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, instalações imersivas e conteúdos em vídeo que darão aos visitantes a sensação de estarem dentro do estúdio dos artistas em São Paulo. Muitas das obras nunca foram exibidas fora do Brasil, incluindo O Altar de Tritrez (2020), uma vasta estrutura em arco-íris que abriga esculturas com os personagens característicos de OSGEMEOS.

A exposição de OSGEMEOS está sendo considerada um dos projetos mais ambiciosos dos 50 anos que o Hirshhorn completará em outubro. Um marco na história do museu nacional de arte moderna e contemporânea que, quando inaugurada, encerrará a série de eventos especiais realizados neste verão em celebração ao cinquentenário.  

Para o brasiliense que costuma visitar Washington DC a trabalho ou para os viajantes e milheiros de plantão, uma exposição dessas é um verdadeiro marco, tanto pessoal para quem poderá ser emocionado pelo trabalhos dos artistas, quanto cidadão, já que o orgulho é, certamente, nacional.

Serviço

www.hirshhorn.si.edu

Fatima Gatoeiro

assessoria@imaginadora.com.br

55 11 98684-3809