Mas é claro que vale! O concurso já é parte da movimentação cultural da cidade e vai de 11 de abril a 4 de maio em 38 bares do DF
Dentre todas as vertentes culturais brasileiras, incluindo a culinária, a “ode” ao boteco, certamente, é uma das mais fortes.
Afinal, o boteco é uma referência muito própria do Brasil. Em qualquer cidade, de qualquer região e de qualquer tamanho, antes de um restaurante, antes de uma igreja, antes de uma praça, já havia um boteco.
Isso porque ele representa algo extremamente popular, local, é como se o povo “fizesse” o boteco aparecer. Na cultura brasiliense, que é muito recente se comparada a outras capitais, os botecos “tradicionais” representaram a permanência dos “candangos”, dos trabalhadores que vieram de todo o país para construir a capital e depois foram, gentilmente, convidados a se “retirar” da cidade. Dentro e fora do Plano Piloto, esses botecos certamente se tornaram representações das regiões de origem dos primeiros brasilienses.
A essência do boteco é justamente a manutenção de tradições populares de culturas gastronômicas do país. Tanto que existe e se manteve firme por todas as tendências, atendendo ao seu público originário. Agora, ironicamente, o boteco popular é que se tornou a tendência, possivelmente, como um resgate de uma cozinha mais simples, repleta de sabor e que representa a valorização da cultura popular do país. As mudanças e tendências vão continuar indo e vindo, mas eu aposto que o boteco vai ficar.
Com o tema “Paixão pelo buteco” que o festival e concurso Comida di Buteco celebra seus 25 anos de existência, valorizando e dando espaço para aqueles estabelecimentos repletos de história e comida boa, que não pertencem a redes e nem franquias.
Em Brasília, já são 10 anos de tradição e é imperdível montar sua rota de visitas, de 11 de abril a 4 de maio, para ajudar a eleger o melhor petisco de boteco da cidade.
Além da comissão de jurados, o público também deve votar com notas de 1 a 10. Os critérios são: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
E o melhor: brasiliense poderá desfrutar dos pratos pelo custo de R$35.
Conheça todos os participantes aqui: https://comidadibuteco.com.br/butecos/brasilia-butecos/




Serviço
Período: 11 de abril até 4 de maio
Preço dos petiscos: R$35
Patrocinadores em Brasília:
Cerveja Oficial: AMSTEL
Apresentação: McCain
Patrocinadores Nacionais: Santander/Getnet, FYS, SEBRAE
Apoiadores: Chandon, Delta
Apoiadores Institucionais: Setur/GDF, IESB, Bosque, Germer, Abrasel, Neooh, Boxnet, NEOOH e Piraquê
Promoção: Globo Bsb