O evento faz parte do Projeto Literatura Cura que promove encontros com artistas nas áreas de literatura, cinema, artes plásticas e circense pra levar alegria e entretenimento para as pessoas de situação vulnerável

“Bem-aventurados aqueles que leem. Deles será o reino do conhecimento”. Ministrada pelo jornalista e professor Antônio Leitão, a palestra abrirá o segundo encontro do projeto Literatura Cura, dia 22 de julho,  na Casa Mosaico, localizada na Cidade Estrutural.

Antônio, 65 anos, é cego de nascença. Começou a estudar aos 12 anos e, ainda adolescente, mudou-se para Brasília. De acordo com ele, a leitura “abre portas e é o principal ingrediente para um cidadão mais informado, consciente com capacidade de discernimento”. Professor de português aposentado, ele hoje apresenta o podcast Conexão Cidadã, que tem o intuito de ser um instrumento para formar opiniões ao discutir políticas públicas.

A segunda apresentação do dia será “A palhaçaria e as Histórias de rir” por Rebeca Torquato e Kekeu Aragão.

Graduada em psicologia pela Universidade de Brasília, pós graduada em Psicodrama pela Associação Brasiliense de Psicodrama e pós graduada em Saúde Coletiva pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, Rebeca é formada tabém pela Escola de Palhaças. Atualmente, atua também como psicóloga clínica de jovens, adultos e grupos.

Kelvin Aragão é educador musical formado pela Universidade de Brasília. Atualmente é arte-educador, palestrante e palhaço.

O projeto

O Projeto têm usado oficinas de leitura, narração de histórias e produção de textos no atendimento gratuito a crianças e adolescentes do Distrito Federal no propósito de resgatar sonhos interrompidos e o otimismo com o futuro.

De acordo com Andrey do Amaral, diretor-presidente do instituto, o Literatura Cura tem como missão levar esperança para pessoas de periferia, que passaram por alguma situação problemática na vida, não só financeira como também emocional.

“Por meio de palestras, cursos e livros a gente procura minimizar o sofrimento dessas pessoas, dando apoio emocional com amizade e orientação. A descoberta do mundo da leitura tem ajudado muitos jovens e adultos a superar uma dor profunda e calada. Trabalhamos também com doação de alimentos para suprir a necessidade imediata”, destaca Andrey.

Serviço:
Literatura Cura – Acolhimento, Cidadania e Dignidade por meio de debates, contação de histórias, cursos, apresentações artísticas, biblioterapia

Local: Casa Mosaico – Qd 01, Conjunto 05, Lote 09 – Cidade Estrutural
Dias: 08 e 22 de julho / 05, 12 e 26 de agosto / 02 e 16 de setembro
Hora: a partir de 8h