O Mercado Orgânico de Brasília realiza, neste sábado (27), das 6h às 12h, uma atividade especial alusiva à primavera. Serão apresentados diversos tipos de flores comestíveis e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (pancs), como peixinho da horta e coração da bananeira.
Responsável pela atividade, a produtora Ivone Icuma apresentará diversas formas de consumo e os benefícios dessas plantas para a saúde. “Vou preparar alguns pratos como tortas, bolo, arroz e chá. Os ingredientes serão bastão do imperador, flor de abóbora, flor de ora-pro-nobis, flor de feijão-borboleta, capuchinha e tumbérgia. Outras delícias serão peixinho vegano empanado, caponata de coração da bananeira e pesto de folhas de cenoura ou beterraba”, adianta Ivone.
“O Mercado tem um papel fundamental na educação alimentar e na conscientização do consumidor, estimulando hábitos mais saudáveis e a preservação dos recursos naturais”Bruna Heckcler, extensionista da Emater-DF
“Além de gerar renda para as famílias agricultoras, acredito que o Mercado tem um papel fundamental na educação alimentar e na conscientização do consumidor, estimulando hábitos mais saudáveis e a preservação dos recursos naturais”, diz a extensionista da Emater-DF Bruna Hekcler, da gerência de comercialização da Emater.
Ivone Midori é uma das agricultoras cooperadas e tem uma propriedade na região do Jardim Botânico. Ela cultiva Pancs e tem a ideia de iniciar a produção de mudas de forma a contribuir com aumento de produtores dessas plantas. Ela entrou no Mercado orgânico em 2017.
História
Criado em 2001, com o apoio da Emater-DF, o Mercado Orgânico do Distrito Federal se consolidou como um marco na história da agricultura sustentável brasileira. Foi o primeiro mercado orgânico a ter um espaço dentro de uma Ceasa no país, abrindo caminho para a valorização da produção agroecológica e para a aproximação entre produtores e consumidores.
Na época, a agricultura orgânica no Brasil ainda dava os primeiros passos. Havia poucos produtores certificados, desafios na comercialização e um mercado consumidor restrito, limitado a feiras especializadas e pequenas lojas de produtos naturais. A criação do Mercado Orgânico foi um passo pioneiro, oferecendo visibilidade e estrutura para a venda direta e incentivando o crescimento da produção sustentável no Distrito Federal.
Com o aumento da demanda e o fortalecimento da cooperativa, em 2006 o Mercado conquistou um pavilhão exclusivo, tornando-se referência nacional em organização e comercialização. Ao longo de sua trajetória, chegou a reunir 80 cooperados. Atualmente conta com 25 produtores certificados, que oferecem alimentos de qualidade, cultivados de forma ambientalmente responsável.
Segundo o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o fortalecimento da produção orgânica no DF é resultado direto de parcerias entre assistência técnica, organização social dos produtores e políticas públicas voltadas à agricultura sustentável.
“O Mercado Orgânico mostra que a produção sustentável pode ser viável, gerar renda e levar alimentos de qualidade para a população. É uma história construída com pioneirismo e dedicação”, destaca Cleison.
Diretor da cooperativa, Múcio Nogueira, acredita que o cooperativismo é uma ótima forma de acesso ao mercado. “Queremos que mais produtores participem da cooperativa, pois é uma forma de fortalecer a agricultura orgânica local e aumentar a variedade de alimentos ofertados. O cooperativismo também ajuda no escoamento da produção, fazendo com que o produtor tenha mais tempo de se dedicar à propriedade, não precisando estar sempre no ponto de comercialização”, diz Múcio.
Comercialização do Mercado Orgânico
Os carros chefes do mercado são tomate, batata, cebola, cenoura, beterraba, brócolis, pepino japonês, couve, alface, frutas e pancs. Todo terceiro sábado do mês o local conta com evento de degustação de receitas com pancs e de produtos da época, além de atividades em datas comemorativas. Além disso, comercializam produtos naturais e agroindustriais.
Funcionamento
O Mercado funciona de segunda-feira a sexta-feira das 6h às 12h e, aos sábados, das 5h30 às 13h. Os consumidores podem também fazer as compras online, por meio do site: appdahorta.com.br ou pelo WhatsApp (61) 99209-0597.
*Com informações da Emater-DF – Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader