Brasília, 1º de dezembro de 2025 — O último mês do ano chega carregado de simbolismo e datas marcantes. Dezembro é tradicionalmente associado às festas de fim de ano, mas também concentra efemérides de relevância mundial, que vão da luta contra doenças à defesa dos direitos humanos.

Logo no início do mês, em 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1988 para conscientizar sobre prevenção e tratamento da doença.

No dia 4 de dezembro, fiéis católicos lembram Santa Bárbara, considerada protetora contra raios e tempestades. Já em 8 de dezembro, a data remete ao marco histórico da primeira aplicação da vacina contra a Covid-19, registrada em 2020 no Reino Unido.

O 10 de dezembro é dedicado ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído pela ONU em 1948, quando foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Entre as tradições religiosas, o 13 de dezembro marca o dia de Santa Luzia, celebrado em diversas comunidades cristãs.

No 21 de dezembro, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Sul, às 12h03, momento em que o dia é mais longo e a noite mais curta do ano.

O 25 de dezembro é o Natal, feriado nacional e uma das datas mais significativas do calendário cristão, celebrado em todo o mundo.

Encerrando o mês, em 31 de dezembro, acontece a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, e as comemorações de Réveillon, que marcam a virada para 2026.