Um violinista que deixou as orquestras sinfônicas para se dedicar à música popular, um cantor de samba que  também é professor de percussão e um bandolinista revelação no cenário artístico da cidade — João Dias, George Lacerda e Felipe Nunes são as atrações do Choro Livre Convida desta quarta-feira (5), a partir das 19h30, no Complexo Cultural do Choro. 

João Dias estudou violino erudito na Escola de Música de Brasília e na UNB, e fez parte da Orquestra Filarmônica de Brasília e da Camerata de Cordas das Universidade. Sua decisão de se voltar exclusivamente para a música popular veio depois de acompanhar nomes como Ivan Lins, Hamilton de Holanda, Guilherme Arantes e Oswaldo Montenegro. Atualmente, integra o quinteto brasiliense Forró Cobogó.

George Lacerda é um dos nomes mais conhecidos da cena do samba em Brasília. Além de cantor e compositor formado em música pela UnB, com dois CDs gravados, é professor de percussão da Escola de Música de Brasília (BEM) e faz trilhas sonoras para cinema e teatro. Ele já acompanhou artistas como Elba Ramalho, Zelia Duncan e Fafá de Belém, e fez shows nos Estados Unidos, Europa e América do Sul.

Felipe Nunes, também formado em música pela UnB, é um dos expoentes da nova geração de instrumentistas da cidade. Aos 11 anos, começou a estudar bandolim na Escola Brasileira de Choro, da qual hoje é professor. Além de intérprete, também é compositor e arranjador. Em 2022, gravou o disco “Porta”, com músicas autorais. Seu repertório percorre o choro, o samba, a MPB e o jazz.

Com centenas de shows realizados ao longo dos últimos 30 anos, o Choro Livre é o mais duradouro e atuante regional da história de Brasília. Formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto (violão de sete cordas), George Costa (violão de seis cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão), o grupo já levou o choro da Capital a 38 países dos cinco continentes, gravou três discos e dividiu o palco com nomes como Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Armandinho Macedo, Altamiro Carrilho e outros grandes nomes.

Tradição do contador de histórias é revivida no Piquenique Chorão

Neste sábado (8), a partir das 11h00, um momento de pura fantasia para crianças acontecerá na área externa do Espaço Cultural do Choro. A contadora de histórias Nyedja Gennari, especialista em dar vida a personagens e narrativas infantis, irá reviver o mundo encantado dos clássicos da literatura infantil.  No mesmo horário, quem estiver no Parque da Cidade poderá assistir, no estacionamento 10, ao Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro. Lazer e entretenimento para todas as idades!

Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio- master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”

Sobre a Shell Brasil:

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Confira a programação:

Dia 05/06:

19h30 – Choro Livre Convida

Dia 08/06:

11h00 – Ensaio Aberto (estacionamento 10 do Parque da Cidade)

11h00 – Piquenique Chorão (área externa do Complexo Cultural do Choro)

Serviço:

Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dia: 05 de junho (quarta-feira) e 08 de junho (sábado)

Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental

Telefone: (61) 3226-3969

Acesso livre e gratuito para Ensaio Aberto e programação infantil