Em agosto, o Casapark promove talks com arquitetos renomados e apresenta os novos formatos da Pop Up do Shopcasapark, que traz para o público a produção autoral de designers do Distrito Federal e de outros estados do país, e da Galeria Casa que recebe uma mostra coletiva de artistas de Brasília

No mês em que completa 23 anos, o Casapark realiza três eventos simultâneos que abordam arquitetura, design e artes visuais. A programação começa no dia 17 de agosto, a partir das 19h, com o Casapark Prime Talks, que reuniráos arquitetos Fernando Forte, Lu Figaro e Daniel Mangabeira para uma conversa sobre arquitetura e identidade.  No mesmo dia, abrem ao público a Pop Up do Shopcasapark e a Galeria Casa, ambas em novo formato, mais dinâmico e integrado às outras linguagens que compõem o mix de lojas e produtos presentes no Casapark, com marcas autorais e galerias de arte independentes do Distrito Federal e do País.O Casapark fica no SGCV Lote 22, Park Sul – Brasília. Telefone: (61) 3403-5300.

“São 23 anos de Casapark e como presente para a Brasília criamos espaços físicos, virtuais e de diálogo para repensarmos nossas cidades, nossa região e nosso papel na construção de uma sociedade cada vez mais interessada em se renovar e pensar nas gerações futuras. Arquitetura, design e arte fazem o tripé que sustenta o projeto urbanístico e arquitetônico de Brasília e que acreditamos que deve continuar sustentando a nossa cidade”, afirma Carol Valença, gerente de marketing do Casapark.

Casapark Prime realiza no dia 17 de agosto, às 19h, o primeiro de uma série de talks que pretendem discutir os temas mais importantes para a arquitetura e o design de interiores, tanto residencial como comercial. “O objetivo Casapark Prime Talks é criar um ambiente de troca de experiências entre os profissionais da arquitetura e do design de interiores por meio de encontros de profissionais da área que trabalham em diferentes regiões do país mediados por seus colegas de Brasília”, ressalta Carol Valença.

Abrindo a programação do Casapark Prime Talks, Fernando Forte, do FGMF Arquitetos, e Lu Figaro, da LAB.Figaro,falam de “Identidade na arquitetura”, com mediação de Daniel Mangabeira, da BLOCO Arquitetos.  As inscrições para o Casapark Prime Talks devem ser feitas pelo Symla  https://www.sympla.com.br/evento/casapark-prime-talks-1-identidade-na-arquitetura-fernando-forte-e-lu-figaro/2092370. A entrada é gratuita e direcionada para profissionais e estudantes das áreas de arquitetura e design de interiores.

Sobre os arquitetos

Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP, Fernando Forte fundou o FGMF em 1999 ao lado de Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz. Com o escritório, recebeu diversos prêmios nacionais pelo IAB, AsBEA, Bienais de Arquitetura e diversas outras entidades, sendo também vencedor de dezenas de premiações internacionais, entre elas o prêmio Dedalo Minosse, o 21 for the 21st Awards, The International Architecture Awards e o IDA Best Interiors of Latin America. Ao longo de sua carreira, Fernando também atuou como professor universitário de Projeto Arquitetônico e atualmente realiza participações em seminários e palestras para o público especializado. O arquiteto também colabora regularmente com grandes veículos e publicações de arquitetura.

Lu Figaro é professora, fundadora e diretora criativa do LAB.Figaro, trabalha com construção e comunicação de marcas há 20 anos, atendendo segmentos como design de móveis e joias, decoração, arquitetura, moda, saúde e estética, construção e outros. Gosta de coLABorar com negócios que oferecem um bom produto ou serviço, de alguma forma diferente, com um propósito inspirador e uma visão coletiva. Com pós-graduação em Gestão do Luxo, experiência em revista, agência de publicidade e varejo, somada ao seu constante estudo sobre comportamento humano e de consumo, psicologia, filosofia e marketing, hoje, além de prestar consultorias, ensina empreendedores e profissionais autônomos a estarem no comando de suas marcas e ativações através de mentorias, cursos, palestras e conteúdo pelas redes sociais e newsletter. Em 2015 também criou o Blog e Instagram, onde sugere um novo olhar para o comportamento, consumo e estética minimalista.

Daniel Mangabeira da Vinha é formado pela Universidade de Brasília-UnB, Mestre em Arte na Arquitetura pela Westminster University no Reino Unido. Sócio fundador do BLOCO arquitetos, com sede em Brasília. Ex-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – DF (CAU/DF), ex-conselheiro da Fundação Athos Bulcão, ex-diretor Cultural do IAB-DF e um dos fundadores do Atelier Piloto, grupo brasiliense de arquitetos formados pelo BLOCO, ArqBr e MRGB.

Na Pop Up do Shopcasapark, as novidades começam pela nova configuração do espaço, que agora ocupa todo o mezanino com ilhas dedicadas às marcas de design autoral brasileiras. “A nova pop up do Shopcasapark reabre mais dinâmica, mais flexível, mais integrada à cultura, à arte, ao design e totalmente híbrida. A ideia é receber mais marcas simultaneamente e gerar mais oportunidades para os designers e artistas se apresentarem ao mercado local principalmente”, afirma Carol Kanj, diretora de inovação do Casapark. Oito marcas apresentarão simultaneamente seus produtos. Participam da Pop Up do Shopcasapark as marcas ALVAEstúdio Dentro, KABU para Instituto KABU, Lamas Design, Nina Coimbra, Umana Design e Tela Studio. Os produtos estarão também disponíveis para venda no market place www.shopcasapark.com.br

Sobre as marcas na Pop Up do Shopcasapark

ALVA é um escritório de design de mobiliário e objetos, fundado em 2012 pelos irmãos Susana Bastos, artista e estilista, e Marcelo Alvarenga, arquiteto. Seus projetos são resultado do encontro destes dois olhares, o arquitetônico e o artístico, e exploram, para além da racionalidade e funcionalidade, o inusitado, os novos usos e uma expressiva materialidade.

Dentro é um estúdio de design de objetos, luminárias e mobiliário situado em Belo Horizonte. Originado do interesse pela prática do design, Marllon Morais e Rodrigo Queiroz se associaram com a proposta de desenvolver peças autorais que explorem a materialidade e seu potencial estético.

KABU para Instituto KABU é uma associação comunitária criada e dirigida pelos Kayapó do Subgrupo Mekrãgnoti. A associação foi criada em março de 2008, na cidade de Novo Progresso, no estado do Pará, com a finalidade de defender direitos, acessar políticas públicas e assegurar a integridade territorial das Terras Indígenas Baú e Menkragnoti. Além da missão de lutar na defesa dos direitos dos Mekrãgnoti e na proteção do seu território tradicional, vem desenvolvendo diversas atividades de apoio à produção, contribuindo para o fortalecimento de atividades produtivas garantindo renda para as famílias Kayapó.

Samuel Lamas é arquiteto formado pela Universidade de Roma 3, Itália, tendo trabalhado com Massimiliano Fuksas. Desde 2010, é o diretor criativo da Equipe LAMAS. Fundada em 1987 por Ruy Lamas em Brasília, a LAMAS originalmente se dedicava à construção civil e, desde 2010, também desenvolve projetos arquitetônicos, interiores e design de mobiliário, buscando simplicidade e utilidade para a experiência humana. A Lamas Design é reconhecida internacionalmente, com premiações como Good Design Awards, Architecture Masterprize, Architizer A+Awards, entre outros. Seus projetos e produtos destacam-se pela solidez e qualidade.

Nina Coimbra, artista brasileira nascida em 1984, formada em Artes Plásticas pela State University of New York e especializada em Restauração e Conservação de Arte pela LDM Firenze. Cofundadora do Estúdio Polpa com Thiago Lucas, trabalha com pintura, escultura, design, cenografia e curadoria. Expôs em locais como MASP e CCBB Brasília. Como curadora, cocurou mostras internacionais em 2022. Sua arte busca reunificar mensagens por meio da técnica, combinando diferentes elementos artísticos. Explora temas como espiritualidade e experiências humanas autênticas. Em 2023, participou de exposições na Cidade do México, destacando-se no Museu Nacional de Antropologia e no Espacio CDMX.

Arte, cinema, moda e arquitetura. A TELA nasce no coração de São Paulo como uma linha que conecta estes quatro canais de criação que têm telas como interface. Por estes universos, uma mulher transita e se comunica, consciente de que seu corpo é também uma TELA. São peças que propõem revelar a atitude e personalidade de quem as veste, através da mistura de texturas, de linhas alongadas, confortavelmente desconstruídas e que emprestam força do guarda-roupa masculino sem jamais abrir mão da feminilidade, presente nos decotes, recortes e detalhes.

UMANA é movida pela paixão da designer Mariana Fiordelice pelo trabalho manual e a busca de um estilo de vida mais sereno. Do desejo de materializar ideias através das mãos, nascem objetos para decorar o corpo e a casa. Peças com múltiplas funções, desenvolvidas para te acompanhar por muitos anos.  Arte para ser usada e exposta sem medo.

Galeria Casa convida

Galeria Casa inaugura uma nova fase, com o projeto Convida, em que galerias, escritórios de arte, coletivos de artistas e outros movimentos que atuam no segmento das artes contemporâneas apresentam suas produções, com curadoria própria. A primeira convidada é a Referência Galeria de Arte que realizará a mostra “Pot-pourri”, comas obras de 16 artistas de Brasília: Alessandra França, André Santangelo, Clarice Gonçalves, Daniel Perfeito, Galeno, João Angelini, José Roberto Bassul, Julio Lapagesse, Karina Dias, Léo Tavares, Marcela Campos, Márcio Borsoi, Pedro Gandra, Raquel Nava, Samantha Canovas e Virgílio Neto. A curadoria é de Paulo Vega Jr. A mostra fica em cartaz até o dia 17 de setembro.

Pot-pourri, do francês, é uma expressão que, em sua acepção original, significa a combinação de diferentes plantas aromáticas desidratadas, tais como ervas, flores e frutos, em um recipiente, com o objetivo de aromatizar ambientes. Ao longo do tempo, o termo pot-pourri passou a significar também uma coleção composta pela mistura de partes de diferentes naturezas. “Diante disso”, afirma o curador, “o diversificado e vasto acervo da Referência Galeria de Arte foi a fonte de elementos para escolha e realização da curadoria. Foram selecionadas obras de artistas contemporâneos do Distrito Federal, entendendo-se, aqui, como “arte contemporânea do Distrito Federal”, a arte produzida por artistas vivos e residentes dentro dos limites geográficos de código de área 61, independente do fato de alguns deles serem naturais de outras unidades federativas do Brasil”.

A seleção de obras levou em consideração as especificidades tanto de cada artista quanto de sua respectiva produção artística com o intuito de “arranjar buquês individuais, homogêneos, como elementos de uma composição maior, heterogênea: um pot-pourri formado por diferentes plantas, seus aromas, características e particularidades, ou seja, diferentes artistas, suas linguagens, técnicas e temas”, completa Paulo Vega Jr.

Sobre a Referência e o curador

Ao longo de vinte e sete anos de atividades, a Referência Galeria de Arte atua destacadamente no cenário cultural de Brasília, promovendo e divulgando a produção de artistas locais e nacionais e contribuindo para a integração da capital federal no circuito artístico brasileiro. Em seu acervo, estão reunidos nomes fundadores da visualidade de Brasília, assim como nomes importantes das artes visuais em âmbito nacional. A galeria fomenta a produção artística e promove visibilidade aos artistas jovens, pois reconhece a importância e o potencial da arte contemporânea oriunda da região Centro-Oeste. Promove, frequentemente, eventos educativos como visitas guiadas, debates, lançamentos de livros de arte, etc. Participa de editais do CCBB, Caixa Cultural, Museu dos Correios, através dos quais divulga o trabalho dos artistas em instituições culturais.

Artista, curador, pesquisador e professor, natural de Rio Grande/RS, Paulo Vega Jr é licenciado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (2008), Mestrado em Artes pela Universidade de Brasília (2013) e Doutorado em Artes pela Universidade de Brasília (2018). Fez seu Estágio Doutoral na Universidade de Varsóvia, no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. Pesquisador-membro do GEPPA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Artísticas da Universidade de Brasília, seus principais temas de interesse são: Arte Conceitual – anos 1960/1970; Arte Contemporânea; Arte Neoconceitual/Pós-conceitual; Autobiografia; Conceitualismo Romântico; Cotidiano; Identidade; Memória; Relação Arte/Vida.

Serviço:

Casapark Prime Talks

Tema | Identidade na arquitetura

Arquitetos convidados | Fernando Forte, Lu Figaro e Daniel Mangabeira   

Quando | 17/08, às 19h

Onde | Espaço Casa – Casapark

Inscrições | Gratuitas

Sympla |  https://www.sympla.com.br/evento/casapark-prime-talks-1-identidade-na-arquitetura-fernando-forte-e-lu-figaro/2092370

Público alvo| Arquitetos e designers interiores, profissionais e estudantes

Pop Up do Shopcasapark

Abertura | 17/08, a partir das 14h

Marcas convidadas | ALVAEstúdio Dentro, KABU para Instituto KABU, Lamas Design, Nina Coimbra, Umana Design e Tela Studio

Onde | Mezanino da Livraria da Travessa do Casapark

Funcionamento | De terça a sexta, das 12h às 20h

                                Sábado, das 10h às 22h

                                Domingo, 12h às 20h

Galeria Casa Convida a Referência Galeria de Arte

Pot-Pourri

Mostra de acervo com obras em pintura, desenho e objetos escultóricos

Curadoria | Paulo Vega Jr.

Obras de | Alessandra França, André Santangelo, Clarice Gonçalves, Daniel Perfeito, Galeno, João Angelini, José Roberto Bassul, Julio Lapagesse, Karina Dias, Léo Tavares, Marcela Campos, Márcio Borsoi, Pedro Gandra, Raquel Nava, Samantha Canovas e Virgílio Neto

Abertura | 17/08, a partir das 14h

Visitação | Até 17/09

                    De terça a sexta, das 12h às 20h

                      Sábado, das 10h às 22h

                      Domingo, 12h às 20h