De 3 a 7 de setembro, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) realizará a Feira de Talentos no Venâncio Shoppin g, das 8h às 18h. A ação faz parte do projeto Banco de Talentos, coordenado pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), e oferece espaços gratuitos para a comercialização de produtos e serviços feitos por mulheres atendidas pelo projeto Direito Delas.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca que o empreendedorismo pode ajudar mulheres a superar a violência doméstica, alcançando independência financeira e rompendo com relações abusivas. O projeto Feira de Talentos visa apoiar o empreendedorismo e o fortalecimento econômico, oferecendo mentoria, oficinas e cursos de qualificação profissional, além de espaços para a venda dos produtos das artesãs.
As artesãs e mentoras do Banco de Talentos participam regularmente de eventos como o GDF Mais Perto do Cidadão, e já expuseram seus produtos no shopping CasaPark e na 31ª Expotchê, no Parque da Cidade.
As mentorias, oficinas e cursos são realizados em parceria com diversas entidades e profissionais, nos núcleos de atendimento do programa Direito Delas, proporcionando aprimoramento e qualificação às participantes. Recentemente, mulheres do núcleo de Samambaia participaram de uma oficina de crochê e tricô oferecida pelo projeto Pelo Olhar Delas.
O programa Direito Delas foi criado para atender mulheres em situação de violência e seus familiares, além de crianças e adolescentes vítimas de crimes. A iniciativa oferece apoio social, psicológico e jurídico em nove núcleos espalhados pelo Distrito Federal.
Com informações da Sejus-DF