A arte milenar da cerâmica, que encanta com sua versatilidade, tem ganhado força ao longo dos anos com uma produção cada vez mais diversificada e profissional. Com o objetivo de impulsionar essa cadeia produtiva e oferecer oportunidades de crescimento aos artistas criadores dessa arte, o NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste idealizou o Encontro de Ceramistas do DF e Entorno, que chega à sua 3ª Edição este ano.
Além de uma feira que se assemelha a uma exposição de arte, onde peças originais poderão ser apreciadas e adquiridas, o evento promove uma série de nove atividades gratuitas destinadas a artistas iniciantes e profissionais. A exposição e as atividades ocorrerão simultaneamente entre os dias 24 e 28 de maio de 2024 no Museu Vivo da Memória Candanga.
Para participar das diversas atividades, os interessados já podem se inscrever acessando o site do Encontro até o dia 14 de maio. Serão oferecidas oficinas de Cerâmica Manual, Escultura, Torno, Carimbos, Argila Líquida e Moldes em Gesso, e uma para crianças. Haverá também três palestras sobre Cerâmica Japonesa, Processo Criativo e Diálogo entre Cerâmica e Arquitetura. Informações sobre dias, horários, duração, perfil, professores e critérios para participar das atividades estão disponíveis no site do Encontro.
A organização do Encontro escolheu intencionalmente realizar as atividades e a exposição no mesmo local e dias. “Esperamos, com isso, dar a oportunidade para que os visitantes possam observar de perto o delicado trabalho desses artistas na criação de peças escultóricas e utilitárias”, observa Carolina Palhares, coordenadora do Encontro.
Outra ação que compõe a programação desta 3ª Edição do Encontro de Cerâmicas do DF e Entorno é a exibição de uma Mostra de Vídeos. Será apresentada uma filmografia de 15 títulos documentais que revelam a produção cerâmica em terras indígenas, nas periferias, em ateliês coletivos, além de biográficos sobre mestres dessa arte.