Embora o Carnaval tenha acabado recentemente e a Páscoa ainda esteja por vir, muitas pessoas já estão pensando nas festas juninas (e também julinas, agostinas e assim por diante). Os fãs de uma boa quadrilha acompanhada de quentão e canjica já podem reservar as datas para o 7º São João do Guará. A organização divulgou as datas e o local do evento. Agendado para os dias 20, 21, 22 e 23 de junho, a celebração continua na entrequadra 19/34, do Guará II, em frente ao tradicional edifício Consei.
Com a intenção de homenagear o povo, as histórias e os costumes do interior do Nordeste, o tema deste ano é Raízes do Sertão e a expectativa é atrair um público ainda maior do que no ano passado, quando cerca de 50 mil pessoas participaram em pelo menos um dos dias de festa.
Falando nos milhares de participantes da edição anterior, o São João do Guará foi considerado um dos maiores do Distrito Federal, de acordo com a Associação de Quadrilheiros de Brasília; recebendo da Câmara Legislativa o título de Patrimônio Imaterial da cidade.
Segundo o administrador do Guará, Artur Nogueira, a cidade fortalece a cada ano essa tradição de ser um referencial em cultura, lazer e qualidade de vida. “O São João do Guará é uma festa extremamente importante e muito aguardada por toda a população guaraense. Por determinação do governador Ibaneis Rocha, temos trabalhado incansavelmente para garantir que a região continue sendo uma das melhores cidades do Distrito Federal e sempre oferecendo excelentes opções de diversão para os moradores”, ressalta o gestor.
Enquanto os artistas que cuidarão da decoração típica são definidos, para, segundo os organizadores, levar o público a uma viagem regional; uma atração já foi confirmada: a banda de Campos Belos Goiás, forró Farinha com Rapadura. Em 2023, esse foi um dos shows que mais animou os participantes.
Sobre os ingressos, os valores ainda não foram divulgados, mas o início das vendas está previsto para a primeira semana de maio.